O Ministério da Saúde abriu o credenciamento de hospitais, clínicas e empresas privadas para integrar o programa “Agora Tem Especialistas”. A iniciativa busca reduzir a fila de espera por exames, consultas e cirurgias no SUS, ampliando a oferta de serviços especializados em todo o Brasil. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ESmDdmfsTUc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Oito horas e trinta e um minutos. O Ministério da Saúde abriu um prazo para credenciamento de hospitais, clínicas e empresas prestadoras de saúde para reforçar o atendimento médico através do programa Agora Tem Especialistas.
00:15A Beatriz Manfredini está de volta aqui no Jornal da Manhã. Beatriz, é mais uma ação aí para tentar reduzir aquela fila do SUS, né?
00:21É, Nonato, e também é uma ação que tem como objetivo aproveitar esse serviço de hospitais privados, entidades filantrópicas e clínicas particulares, por exemplo, que tem dívidas com o governo federal, então eles pagam essas dívidas por meio desses serviços oferecidos aí para justamente acelerar essa fila do Sistema Único de Saúde, tanto de consultas quanto de cirurgias.
00:50A gente já tinha contado um pouco sobre esse programa aqui na programação da Jovem Pan para vocês, mas ontem o Ministério da Saúde abriu então o credenciamento, as inscrições dessas unidades de saúde que têm interesse em participar desse programa Agora Tem Especialistas.
01:07Então, os hospitais, as clínicas, as entidades já podem fazer o credenciamento e a expectativa é que esse programa comece efetivamente a funcionar com as primeiras consultas e os primeiros agendamentos já no mês que vem, já no mês de agosto.
01:22Lembrando que a ideia inicial era que aqueles hospitais e clínicas particulares com dívidas fizessem esse credenciamento justamente para abater essa dívida a partir desses atendimentos, mas aqueles que não têm dívidas com o governo federal também podem se credenciar e a partir daí eles vão ganhar descontos em impostos futuros.
01:42Então, essa é a ideia do Ministério da Saúde em uma parceria também que acontece com estados e municípios.
01:50O programa tem seis focos prioritários, oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, que justamente são aquelas áreas identificadas como mais problemáticas, com maior fila, com maior espera,
02:05mas a expectativa é de expansão depois também para outras especialidades a partir dessa fase inicial que a gente acompanha por aqui, Nonato.
02:14É isso. Obrigado, Beatriz Manfredini, atualizando informações para a gente em São Paulo.