O Governo de São Paulo prorrogou o prazo para a consulta pública sobre a concessão de seis parques urbanos na capital. A consulta, que antes terminaria em 17 de julho, agora se estende até 1º de agosto. A prorrogação visa ampliar a participação popular no projeto. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ESmDdmfsTUc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:007 horas e 17 minutos, vamos girar nossa reportagem mais uma vez, vir aqui pra São Paulo, porque o governo ampliou o prazo da consulta pública do processo de concessão de parques urbanos aqui na capital paulista.
00:12A Beatriz Manfredini chega ao vivo com todas as informações pra gente.
00:16Oi Bia, muito bom dia pra você, seja bem-vinda aqui ao Jornal da Manhã.
00:19Bom, a gestão estadual quer ouvir os pedidos da população sobre esses espaços, como vai funcionar o prazo se encerrava agora, no mês de julho, né? E agora? Ficou pra quando?
00:30Agora ficou pra 1º de agosto, Soraya. O prazo terminava no dia 17 de julho, mas justamente essa tentativa de ouvir a população e também explicar quais são as ideias do governo motivaram esse aumento aí do prazo.
00:46Bom dia pra você também, pro Nonato, pra todos que nos acompanham aqui no Jornal da Manhã.
00:50Portanto, agora, com esse prazo maior até o dia 1º de agosto, as pessoas podem opinar, continuar colocando ali questões e fazer apontamentos na consulta pública até o dia 1º de agosto.
01:05E podem participar também das audiências públicas que foram agendadas sobre o assunto.
01:10São duas audiências no total que serão realizadas nos dias 16 e nos dias 17 de julho.
01:16A do dia 16 é presencial, então as pessoas podem comparecer fisicamente às 11 horas aqui na Capital Paulista, na Avenida do Estado, lá na sede do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER.
01:28Já no dia seguinte, pra quem não pode comparecer, não está na Capital Paulista e tem interesse no assunto, tem uma segunda audiência pública, aí dessa vez online, também às 11 horas da manhã, com transmissão pelo YouTube do governo de São Paulo.
01:43Então, com a ampliação do prazo, essas duas audiências públicas foram encaixadas.
01:48A expectativa do governo de São Paulo é conceder a iniciativa privada, fazer parcerias público-privadas, pra gestão, investimentos e reformas de seis parques urbanos que estão localizados aqui na Capital Paulista.
02:01São eles, olha, o Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns, também o Parque Estadual do Belém Manoel Pita, o Parque Ecológico do Tietê, o Parque Vila Jacuí, Parque Maria Cristina Hellmeister de Abreu e também Parque Itaim Biácia.
02:17A ideia do governo é, com isso, conseguir investimentos na casa de 144 milhões de reais, concedendo, então, esses parques à iniciativa privada.
02:27Já existem alguns parques concedidos aqui pelo governo do estado na capital e também até pela própria prefeitura, como o Parque do Ibirapuera, do qual a gente fala neste momento.
02:37Alguns têm recebido críticas atualmente por conta dessas privatizações, justamente por conta desse momento delicado aí, então, vem essa audiência, essas audiências públicas e esse prazo maior pra consulta pública também marcado.
02:52Lembrando que, recentemente, Soraya, o governo de São Paulo, retirou alguns parques que serão concedidos ou que já foram concedidos à iniciativa privada da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e passou justamente para a Secretaria de Parcerias e Investimentos com esse objetivo, então, de fazer essas concessões com a iniciativa privada.
03:12Tá certo, Bia. Obrigada pelas suas informações. A gente volta a conversar ainda hoje.