Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
Os Estados Unidos classificaram como "inaceitável", nesta quarta-feira, a decisão do Irã de suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O Irã suspendeu a cooperação com a agência atômica da ONU, intensificando as tensões após a recente guerra com Israel.

Imagens: AFP

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:

Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#EUA #Irã #AIEA

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Os Estados Unidos classificaram como inaceitável nesta quarta-feira a decisão do Irã de suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica, a AIA, uma agência da ONU, após sua recente guerra com Israel.
00:16Usaremos a palavra inaceitável que o Irã tem optado por suspender a cooperação com a agência em um momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade. O Irã deve cooperar plenamente, sem mais delongas.
00:30Já a ONU considera preocupante que o Irã suspenda a cooperação.
00:36A decisão do Irã de suspender sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica é obviamente preocupante, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Estefane Djarik.
00:46O Irã suspendeu a cooperação, intensificando as tensões após a recente guerra com Israel.
00:51O conflito de 12 dias, iniciado em 13 de junho com bombardeios israelenses, abalou ainda mais a relação entre Teherã e a Agência Internacional de Energia Atômica.
01:01Em 25 de junho, um dia após o cessar-fogo anunciado pelos Estados Unidos, o Legislativo iraniano aprovou um projeto de lei suspendendo a cooperação com a agência.
01:10O projeto foi aprovado em seguida pelo Conselho dos Guardiões, responsável pela revisão das leis, e foi ratificado nesta quarta-feira pelo presidente iraniano, Massoud Pejeshkin.
01:19Autoridades do Irã criticaram duramente a agência pelo que chamam de silêncio diante dos ataques israelenses e americanos às suas instalações nucleares.
01:29Teherã também criticou a agência por uma resolução adotada em 12 de junho, véspera das hostilidades israelenses, que acusava o Irã de violar suas obrigações nucleares.
01:38Segundo o país, essa resolução serviu como desculpa para os bombardeios israelenses.

Recomendado