Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
No dia 25 de junho, aconteceu o Simulado de Emergência Mirim em Cubatão. A ação foi realizada pela Unipar em parceria com seu Conselho Comuntário Consultivo (CCC) na UME Rio Grande do Sul, localizado próximo a planta industrial da companhia. A Defesa Civil, a APPel Cubatão, a Companhia Municipal de Trânsito e Direção participaram. Além da Direção e profissionais da Unidade Escolar.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Com bandeiras nas mãos, vestindo coletes coloridos, as professoras chamavam a atenção dos alunos numa iniciativa importante.
00:09Um simulado. Enfileirados, orientados por uma corda de barbante, as crianças seguiam das salas de aula em direção ao pátio.
00:18Um treinamento para a turma ganhar agilidade na evacuação em caso de emergência, de forma segura.
00:25A pequena Nalu conta como foi a experiência.
00:28A buzina tocou e a gente tinha que ir para o pátio.
00:34Aí a gente tinha que colocar o crachá e segurar na corda do coelho.
00:40Aí a gente tinha que ficar em uma fila e a gente tinha que andar, andar e caminhar.
00:45O simulado foi realizado na Escola Municipal Rio Grande do Sul, no bairro Jardim Costa e Silva, em Cubatão.
00:52A ação foi promovida por uma empresa que atua no segmento de petroquímica, em parceria com o chamado CCC da Companhia, Conselho Comunitário Consultivo, criado há duas décadas.
01:06Quem explica é um dos conselheiros.
01:08Já vão de dez anos que nós fazemos esse exercício de emergência com essas crianças aqui da escola do entorno da fábrica.
01:20E que para nós é onde a gente está apagando a velhinha de parabéns dos 21 anos do CCC com esse simulado mirim.
01:29O diretor de fábrica da empresa falou da importância da conexão com a comunidade local por meio de ações como esta.
01:38Bem preventivo para ter preparado aqui a escola, que está bem perto da nossa fábrica, para uma eventual e hipotética emergência,
01:47que não somente tem que ver com uma emergência que pode ser na fábrica, também pode ser uma emergência aqui na vizinhança.
01:54Então é preparar a escola, em particular a parte mirim, que é a parte das crianças, para ter um atendimento à emergência, estruturado, sistemático.
02:04Participaram do simulado cerca de 120 pessoas, incluindo alunos com idades entre 4 e 5 anos e profissionais da educação infantil.
02:15Qualquer forma de deslocamento das crianças externamente, a gente utiliza dessas ferramentas.
02:21A corda, onde vai dois profissionais, um na frente e um atrás, conduzindo o grupo.
02:28As crianças vão com o crachá, com a cor de identificação de cada sala, e junto o colete de identificação dos profissionais.
02:36Então cada criança segura nas orelhinhas de coelho que a gente chama e sai conduzindo o grupo.
02:44A bandeira é uma forma de visualização das crianças, de onde esteja eles consigam visualizar, não só a bandeira como o colete também.
02:53São cinco cores, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
02:58Este outro conselheiro conta que além do simulado, há também outras iniciativas importantes voltadas à comunidade local.
03:06Tem outros projetos, como o Mempodera, tem o Projeto Pescar, enfim, às vezes vem alguns médicos aqui trazerem palestras, né,
03:14e falarem sobre assuntos que são comuns para a comunidade e que precisam realmente de serem abordados
03:22para que elas tenham orientações seguras, né, de como agir em caso de necessidade.
03:29Obrigado.
03:30Obrigado.

Recomendado