Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O economista Valfredo de Farias comenta meios de economizar na hora de consumir energia elétrica, além de falar sobre a bandeira vermelha que está em vigor e o cenário atual da energia no Pará.

REPORTAGEM: Paula Almeida / Especial para O Liberal
IMAGENS: Carmem Helena

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Vão pagar por renda infantil. Primeiro, o aumento da bandeira, né, que essa bandeira vermelha é a pior bandeira que tem, né, então as pessoas por si só já pagarem mais, só que aí tem um agravante, né, mês de julho, férias, quem não viaja fica em casa.
00:18E aí quando tem a família toda dentro de casa, né, principalmente crianças, jovens, adolescentes, você tem mais consumo de ar-condicionado, de ventilador, de televisão, mais geladeira aí, abrindo e fechando, mais roupa pra lavar, mais louça pra lavar, né, que quem tem lafadora de louça, né, lá tem chuva na louça, né.
00:42Então tudo isso consome muita energia, microondas. Então a tendência é que quanto mais pessoas dentro de casa, o consumo aumenta. E aí vai aumentar o consumo numa bandeira mais cara, né, então a tendência é que as famílias paguem muito mais caro pela energia esse mês de julho aqui no Pará.
01:00Para economizar, vai ter que ter primeira disciplina, né, então disciplina de quê? Não lavar a roupa várias vezes, né, preferir lavar a roupa de uma vez só, passar, né, então quem usa ferro de passar, se você for passar várias vezes, é mais energia, principalmente quando você liga o ferro na tomada, ele tende a puxar mais energia,
01:25então o ideal é você passar a roupa toda de uma vez, e aí vem, vou ficar na cozinha, né, então abrir e fechar a geladeira toda hora também, consome mais energia, microondas é uma coisa que consome muita energia, lavadora de louças, consome muita energia, então tudo que emite muita energia,
01:47são coisas que geralmente são relacionadas a calor, então ar condicionado também, então você tem que usar de forma moderada, né, e ter muita disciplina nesse uso, né, ou te usar esse uso, caso contrário, com certeza você não vai ter economia nenhuma, né, então isso é prejudicial
02:07para todos, tanto para a família, como para o cidadão, cidadão de maneira, cidadão de maneira geral, né, para o Estado, para o Brasil como todo, né, porque mais pessoas consumindo, mais termo elétrico carregado,
02:25mais energia sendo liberada das usinas e tudo mais, então tudo isso vai prejudicando o meio ambiente, de maneira geral.
02:33Nesse caso, o que acontece? A energia, ela é um meio de primeira necessidade. Hoje, todos nós precisamos de energia para viver, então o ser humano hoje depende, ele é dependente da energia.
02:48Então, não tem muito o que fazer, né, a partir do momento que a minha conta aumenta e eu ganho um salário mínimo, eu tenho que me ajustar para pagar essa conta de energia.
02:58Então, geralmente, o que acontece com as famílias que ganham menos? Elas deixam de pagar a uma outra conta, geralmente isso cai no cartão de crédito.
03:11Então, esse momento de aumento de, por exemplo, gás, cozinha, energia elétrica, são momentos que se a gente começar a fazer um estudo, a gente vai ver que a inadimplência começa a aumentar, principalmente no cartão de crédito.
03:29Porque as pessoas que arcaram com essas despesas, que são despesas, recomendo necessidade, elas têm que abrir mão de outras coisas, né, e geralmente é o cartão de crédito e isso geralmente vira uma bola de neve, né.
03:43Então, as pessoas, elas não têm muito o que fazer. Por mais que elas tenham que economizar, né, como eu falei, tem que ter muita disciplina para isso, não é todo mundo que está disposto a abrir mão do seu ar-condicionado, né, do seu ventilador, enfim.
04:00Com certeza ela vai ter uma energia mais cara e aí ela vai ter que abrir mão de algumas outras coisas do seu orçamento, né, do seu dia a dia.
04:10Infelizmente as famílias mais pobres muitas vezes não tem do que abrir mão e aí fica inadimplente em alguma coisa.

Recomendado