Política húngara tenta tirar partido da Marcha do Orgulho
Partidos de diferentes quadrantes estão a tentar usar a manifestação de mais de 100.000 pessoas no sábado para aumentar a popularidade. A questão é como converter o efeito da Marcha do Orgulho em votos.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/06/30/politica-hungara-tenta-tirar-partido-da-marcha-do-orgulho
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:01Foi um mar de gente em Budapeste no sábado, centenas de milhares de pessoas na marcha do orgulho LGBT que tinha sido proibida pelo governo.
00:11Agora é ressaca da grande manifestação com os dois lados, tanto o governo como a oposição, a fazer diferentes interpretações do que aconteceu.
00:20O primeiro-ministro escreveu sobre a marcha no Facebook.
00:22Vítor Orban disse que foi uma marcha ordenada por Bruxelas e levada a cabo pelos fantoches da União Europeia no país e que se não fosse o governo, o mesmo aconteceria com a imigração e com a guerra na Ucrânia.
00:35Tal como o primeiro-ministro, também imprensa para o governo, está em modo o controle de danos e chega mesmo a considerar que a marcha foi um sucesso para o governo.
00:45O semanário Mandiner diz que o plano de Orban funcionou junto à oposição contra a maioria dos húngaros e cita-sondagens que mostram que a população é contra este evento.
00:57Já o Instituto Nezoponde, que também é próximo do Executivo, recusou uma entrevista à Euronews, mas enviou uma declaração em que diz que Vítor Orban encurralou a oposição,
01:08levando-o a ignorar a opinião pública, que se opõe ao evento devido à proteção das crianças.
01:15Mas o Think Tank Political Capital tem outra opinião.
01:18Esta grande afluência criou uma situação incómoda para o partido Fidesz.
01:22A Fidesz idézte elő azt, hogy ez a téma ennyire fontossá vált, ők dobták be azt az ötvetet, vagy azt a törvényt, ami be akarta tülteni a práidot.
01:31Ehhez képest a práid megvalósult, és egy soha addig nem látott méretű embertömeg vett rajta részt, kifejezve a szolidaritását.
01:38Nem csak az LMBTQ közösséggel, de kifejezve az ellenérzését, vagy az ellenzék ellenérzését azzal kapcsolatban, hogy a Fidesz be akar tülteni egy rendezvényt.
01:46Ez a Fidesz állítottá a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit.
01:51A Fidesz állított a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szolidarit a szol