Em mensagem de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco afirmou neste domingo (25) que o mundo sofre de uma “grave carestia de paz” e rezou pelo fim da guerra na Ucrânia e de outros conflitos no mundo.
00:00O nosso tempo vive uma grave carestia de paz, também em outras regiões, em outros teatros desta Terceira Guerra Mundial.
00:11Pensamos na Síria, ainda martirizada por um conflito que passou para o segundo plano, mas não terminou.
00:19E pensamos na Terra Santa, onde nos últimos meses aumentaram as violências e os confrontos com mortos e feridos.
00:27Jesus, supliquemos ao Senhor para que lá, na terra que o viu nascer, retomem o diálogo e a aposta na confiança mútua entre israelenses e palestinos.
00:42Jesus, menino, ampare as comunidades cristãs que vivem em todo o Oriente Médio,
00:48para que se possa viver, em cada um daqueles países, a beleza da convivência fraterna entre pessoas que pertencem a crenças diferentes.
00:59De modo particular, ajude o Líbano, para que possa finalmente erguer-se com o apoio da comunidade internacional e com a força da fraternidade e da solidariedade.
01:10A luz de Cristo ilumine a região do Sahel, onde a convivência pacífica entre povos e tradições é transtornada por confrontos e violências,
01:23em caminho para uma trégua duradoura no Iêmen e para a reconciliação em Mianmar e Irã,
01:29para que excesse completamente o derramamento de sangue.
01:37E no continente americano, inspire as autoridades políticas e todas as pessoas de boa vontade a trabalharem para pacificar as tensões políticas e sociais que afetam vários países.
01:49Penso de modo particular na população haitiana que está sofrendo há tanto tempo.
01:59Neste dia em que sabe bem encontrar-se ao redor da mesa recheada, não desviemos o olhar de Belém, que significa Casa do Pão.
02:11E pensemos nas pessoas que padecem fome, sobretudo as crianças, enquanto diariamente se desperdiçam quantidades imensas de alimentos e se gastam tantos recursos em armas.
02:27A guerra na Ucrânia agravou ainda mais a situação, deixando populações inteiras em risco de carestia, especialmente no Afeganistão e nos países do chifre da África.
02:42Toda a guerra, bem o sabemos, provoca fome e serve-se do próprio alimento como arma, ao impedir a sua distribuição às populações já atribuladas.
02:54Neste dia, aprendendo com o príncipe da paz, empenhemos-nos todos, a começar pelos que têm responsabilidades políticas, para que o alimento seja só instrumento de paz.
03:10Enquanto saboreamos a alegria de nos reunirmos com os nossos entes queridos, pensemos nas famílias mais atribuladas pela vida e naquelas que, neste tempo de crise econômica,
03:24atravessam dificuldades por causa do desemprego e carecem do necessário para viver.