O FBI, a polícia federal americana, encontrou documentos confidenciais sobre armas nucleares na principal residência de Donald Trump na Flórida, o resort Mar-a-Lago (foto), alvo de mandado de busca na segunda-feira (8).
A informação é do Washington Post, publicada nesta sexta-feira (12).
O Post não identificou suas fontes e disse que elas se recusaram a dar mais informações sobre os documentos encontrados.
Ainda nesta sexta, o Wall Street Journal noticiou que o FBI encontrara, ao todo, 11 conjuntos de documentos confidenciais em Mar-a-Lago.
As autoridades levaram vinte caixas com cadernos, documentos, fotografias e, pelo menos, uma nota escrita à mão.
Dentre o material encontrado, segundo o WSJ, há um documento sobre o perdão presidencial a Roger Stone, aliado de Trump condenado por mentir ao Congresso em depoimento sobre a interferência russa nas eleições de 2016.
Há ainda, afirma o jornal, um documento sobre "o presidente da França". Diferentemente do Post, o WSJ não mencionou nada sobre armas nucleares.
Nem a assessoria de Trump, nem FBI e nem o Departamento de Justiça se pronunciaram sobre nenhuma das duas reportagens.
O secretário de Justiça, Merrick Garland, reconheceu, na quinta-feira (12), o mandado de busca e pediu o fim do sigilo da operação devido a "interesse público".
Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Temos também novidades vindo ali do Trump, nós acompanhamos aí, teve uma batida, teve uma busca e apreensão do FBI lá no resort do Trump, parece que encontraram documentos confidenciais sobre armas nucleares,
00:23lá na Flórida, em Marelago, e o ex-presidente pode responder por obstrução à justiça e violação da lei de espionagem. Conta para a gente, ele pode ser preso, né?
00:37É, eu acho que a gente não tem muita informação sobre as investigações, né? Essa busca e apreensão aconteceu já há dois dias, hoje a gente teve um pouco do acesso do que está escrito no mandado de busca.
00:55Agora, é um pouco, bom, primeiro que é claro que é uma invasão, né, de propriedade privada, agora se o Trump pegou documentos que eram sigilosos ou ultra-secretos e levou para a casa dele, realmente, assim, é uma ilegalidade, né?
01:16Agora, entendo também que pode ser, que pode ter aí um componente político, tá, Cláudio? Minha opinião, mas é claro que os republicanos estão super reclamando de que isso é uma perseguição,
01:31que isso acontece porque o Trump tem chances aí de, bom, ele já deu várias pistas de que ele pretende voltar a se candidatar, pode ter boas chances em 2024,
01:44então, acho que a gente tem que ter realmente um pouco, ficar um pouco ressabiado, né, com tudo isso que está acontecendo, até que realmente aconteça, que apareça uma evidência clara de um crime que ele teria cometido, né?
02:01Essa questão de como lidar com documentos sigilosos, secretos, não vamos esquecer que a Hillary Clinton tinha um servidor que ela colocou no banheiro da casa dele,
02:14dela, em onde ela recebia e mandava diversas mensagens sem passar pelo sistema oficial do governo, né?
02:22Então, é claro que ele pode ser punido por isso, né?
02:29Mas acho também que existe também um comedimento por parte do Departamento de Justiça para que não fique tão claro, tão óbvia uma perseguição política.
02:42Então, acho que ele ser preso, difícil de acontecer, mas uma multa, algum outro tipo de coisa, eu acho bem mais provável.
02:51Claro que vai depender da gravidade do suposto crime que ele cometeu, né?
02:57Eu vi até coisas aí sobre o presidente da França, isso que você citou de armas nucleares, mas a gente ainda não sabe ainda qual crime ele teria cometido.