Pela segunda vez na mesma semana, o voo da Azul Linhas Aéreas entre Recife e Madri, operado em parceria com a euroAtlantic Airways, apresentou problemas. A decolagem ocorreu na noite desta quinta-feira (12), com atraso de mais de duas horas, mas a aeronave precisou retornar ao Aeroporto do Recife já na madrugada desta sexta-feira (13).
A nova rota internacional, com três voos semanais (às terças, quintas e domingos), estreou com dificuldades. Na terça-feira (10), o voo inaugural foi cancelado após uma possível falha nos flapes — equipamento responsável por estabilidade e controle de velocidade —, o que não foi oficialmente confirmado pela companhia.
Nesta quinta, o voo AD8000 chegou a decolar pouco depois das 23h, mas passou mais de duas horas realizando trajetos circulares sobre o Oceano Atlântico antes de retornar ao aeroporto, onde pousou às 2h30. Foi o segundo voo da nova rota a ser cancelado em menos de uma semana, mesmo após manutenção preventiva.
Em nota oficial, a Azul afirmou que a tripulação solicitou o retorno ao Recife "de forma preventiva, de acordo com protocolos de segurança operacional", citando "questões técnicas". A companhia informou ainda que o pouso ocorreu sem intercorrências e todos os passageiros foram desembarcados com segurança.
A empresa reforçou que os clientes receberam assistência conforme prevê a Resolução 400 da Anac e destacou que "medidas como essas são necessárias para conferir a segurança das operações, valor primordial da Companhia".
O próximo voo da rota está previsto para o domingo (15). Ainda não há confirmação se ocorrerá normalmente.