Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • 06/06/2025
Uma empresa canadense vai ser a primeira a explorar minerais submarinos, um projeto polêmico. A afirmação foi feita pelo CEO da The Metals Company (TMC).

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Pioneira na exploração de minérios submarinos, a empresa canadense The Metals Company não tem dúvidas de que será a primeira a extrair cobiçados minerais das profundezas marinhas.
00:14O que posso dizer é que temos nosso primeiro navio de produção. Provamos como vamos transformar os nódulos em produtos intermediários em escala.
00:24Esperamos uma licença acelerada. Com a ajuda do decreto assinado pelo presidente Trump em abril, estamos prontos para começar.
00:36Deixando de lado a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, a TMC surpreendeu ao solicitar ao governo de Trump, através de uma filial nos Estados Unidos, a primeira permissão de mineração comercial em águas internacionais.
00:50O objetivo é extrair nódulos polimetálicos no Pacífico, ricos em metais necessários para a transição energética.
01:00Acho que o tempo dirá a importância dos metais oceânicos para a sociedade.
01:07As pessoas que se opõem a nós são praticamente as mesmas que se opõem à energia nuclear.
01:12E se você observar o que aconteceu, o ativismo se mobilizou bastante.
01:15Eles dramatizaram os impactos potenciais, mentiram sobre os fatos.
01:24A exploração do leito marinho para extrair minerais desperta oposição.
01:30Em 2021, a Organização Ambiental WWF lançou uma coalizão de empresas para fazer oposição à mineração em alto mar, com 64 participantes.
01:40Entre os signatários estão as principais fabricantes de automóveis, como Renault, BMW, Volkswagen e Volvo, além de gigantes da tecnologia, como Apple, Google e Samsung.
01:51Em 2021, a Organização Ambiental WWF lançou uma coalizão.

Recomendado