Pesquisa inédita no Brasil, revela que quase 70% das vítimas de stealthing nunca contaram sobre o ocorrido para alguém. O termo stealthing, que traduzido seria uma ação sorrateira ou furtiva, passou a nomear uma forma de violência sexual, que consiste em um dos parceiros retirar o preservativo sem o consentimento do outro, forçando uma relação desprotegida.
00:00Pesquisa inédita no Brasil revela que quase 70% das vítimas de Stealthing nunca contaram sobre o ocorrido por alguém.
00:07O termo Stealthing, que traduzido seria uma ação sorrateira ou furtiva, passou a nomear uma forma de violência sexual,
00:14que consiste em um dos parceiros retirar o preservativo sem o consentimento do outro, forçando uma relação desprotegida.
00:20A pesquisa ouviu quase 3 mil vítimas de Stealthing em todo o Brasil, 2.275 mulheres e 601 homens.
00:27Apesar da variedade de gênero entre as vítimas, todas foram violentadas por homens, muitas vezes com quem a vítima tinha uma relação estável.
00:35Em 10% dos casos, o agressor foi o próprio marido. Quase 70% das vítimas nunca contou sobre o ocorrido para alguém.
00:41Infelizmente, as poucas que decidiram denunciar contaram que foram desencorajadas em delegacias e unidades de saúde e questionadas sobre a veracidade do relato.
00:51Quase 20% relataram ter contraído alguma infecção sexualmente transmissível após o episódio, incluindo casos de HIV e AIDS.
00:58Além disso, 9 mulheres engravidaram após a violência e 5 recorreram ao aborto ilegal, apesar de a interrupção da gravidez após violência sexual ser permitida no Brasil.
01:09Em termos legais, não há uma lei federal que aborda a prática de stealth no Brasil, mas existem outras leis que podem ser utilizadas, como o artigo 215 do Código Penal, que descreve uma violação sexual mediante a fraude, e a Lei Maria da Penha, que também condena a prática de negar o uso do preservativo.
01:27Tudo depois do não é abuso.
01:29Se o seu parceiro te obrigou a fazer algo que você não queria ou não se sentia confortável em fazer, denuncie.
01:35A denúncia pode ser feita pelo Disque 180, Disque 100 ou em uma delegacia mais próxima.
01:41Em nosso site você encontra mais informações sobre esse assunto.
01:44Eu vou deixar o link de uma matéria relacionada aqui embaixo.
01:47E siga a gente no WhatsApp e receba em primeira mão notícias importantes para o seu dia.