A peregrinação anual a Meca entrou na reta final nesta sexta-feira. Mais de um milhão e meio de fiéis estão na Arábia Saudita para participar de rituais como o apedrejamento de satanás.
00:00Os fiéis muçulmanos cumprem nesta sexta-feira na Arábia Saudita o último grande ritual da peregrinação anual à Meca, o apedrejamento de Satanás.
00:12Desde o amanhecer no Vale de Mina, a poucos quilômetros de Meca, os mais de 1 milhão e 600 mil peregrinos reunidos no reino começaram a atirar pedras contra uma grande coluna de cimento, que simboliza o diabo.
00:25A peregrinação anual do Raj, que consiste em uma série de rituais ao longo de vários dias e ao ar livre, acontece mais uma vez sob as temperaturas elevadas do verão saudita, próximas a 40 graus.
00:39Para evitar uma repetição da tragédia do ano passado, quando 1.301 pessoas morreram sob temperaturas que ultrapassaram os 50 graus, as autoridades implementaram uma série de medidas para limitar os riscos relacionados ao calor.
00:54Também reforçaram os controles para evitar a presença de peregrinos clandestinos que não têm acesso às instalações climatizadas.
01:03No ano passado, 84% das pessoas que morreram não tinham a permissão oficial para a peregrinação, que é paga e que o governo saudita concede segundo um sistema de cotas por país.
01:16Após lançar as pedras contra a representação do diabo, os fiéis retornam à Meca, a principal cidade sagrada do Islã, para dar a última volta na Caaba,
01:27a estrutura cúbica preta localizada no coração da Grande Mesquita, o que representará o fim da grande peregrinação anual.