Donald Trump assinou nesta quarta (04) um decreto que proíbe a entrada de estrangeiros de 12 países nos Estados Unidos, alegando riscos à segurança. A lista inclui países como Afeganistão, Irã, Haiti, Somália e Líbia. A medida passa a valer a partir da próxima semana.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/eBFMgSZe2wc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Já no cenário internacional, o presidente Donald Trump assinou na noite de ontem um decreto proibindo ou restringindo a entrada de cidadãos de 19 países estrangeiros nos Estados Unidos.
00:12Segundo o republicano, a medida é necessária para a proteção contra terroristas estrangeiros.
00:18O Eliseu Caetano, nosso correspondente lá nos Estados Unidos, direto da Flórida, tem todos os detalhes pra gente.
00:24O Eliseu, essa medida, quando é que entra em vigor? Hoje já tá valendo. Bem-vindo e bom dia.
00:30Oi, Donato. Muito bom dia pra você, pra Soraya e pra todos que nos acompanham.
00:33A gente fala ao vivo, direto dos Estados Unidos, neste momento aqui na costa leste americana, 7 horas da manhã com 49 minutos.
00:38Temperatura de momento no sul da Flórida, 23 graus Celsius.
00:41Em mais uma medida polêmica, Donald Trump, como você bem disse, Donato, decidiu aí bloquear a entrada de cidadãos de pelo menos 19 países,
00:50alegando que a medida protege os Estados Unidos de terroristas e de pessoas não verificadas internacionalmente.
00:57A proibição da total entrada foi pra pelo menos 12 países e a restrição parcial pra outros 7, e aí inclui Cuba e Venezuela.
01:08A medida, segundo o Trump, é de proteção porque muitos imigrantes de diversos países englobados nessa lista ainda não passaram por verificação adequada.
01:20Respondendo a sua pergunta, Nonato, as novas regras entram em vigor já na próxima segunda-feira, dia 8.
01:26A proibição total da entrada atinge cidadãos aí de países como Afeganistão, Mianmar, Chá de República do Congo, Guiné, Equatorial, Somália, Sudão, Haiti, Irã, Líbia e Iêmen.
01:38Já a restrição parcial afeta turismo, residência, estudo e atividades comerciais, e aí inclui moradores da Cuba, Venezuela, Burundi, Laos, Serra Leoa, Togo e Turcumequistão.
01:53Nos dois casos, é importante a gente falar que exceções poderão ser aplicadas por decisão da Procuradora-Geral dos Estados Unidos, a Pan Bond,
02:01ou do secretário de Estado, Marco Rubio, caso, e somente caso, a viagem seja considerada de interesse nacional para os Estados Unidos.
02:10Agora, essa decisão ocorre dias depois de um ataque ter acontecido aqui em Boulder, no Colorado, durante um protesto pró-Israel.
02:18E segundo analistas por aqui, esse teria sido um dos motivos dessa decisão ter sido causada, ter sido tomada, melhor dizendo, lá na Casa Branca.
02:28No Salão Oval, por meio de vídeo publicado na rede social X, o presidente Donald Trump afirmou que não quer mais esse tipo de imigrantes nos Estados Unidos
02:37e que o recente ataque em Boulder evidencia os perigos extremos da entrada de estrangeiros não verificados aqui nos Estados Unidos.
02:45Agora, é claro que essa decisão, nesse momento e já na manhã de hoje, repercute no mundo inteiro e cria aí uma série de críticas,
02:52tanto internas quanto internacionais e a gente vai seguir acompanhando esses e outros casos importantes do dia de hoje
02:59ao longo desta edição do Jornal da Manhã e, claro, de toda a programação da Jovem Pan News.
03:04Eu volto com vocês no estúdio, Soraya, Norato.
03:06Tá combinado. Muito obrigado aqui ao Eliseu Caetano, trazendo essas informações dos Estados Unidos.