Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 04/06/2025
Embora tenha um carro inferior em comparação com o da McLaren, Max Verstappen soube muito bem minimizar os erros com a Red Bull nas oito primeiras etapas da temporada 2025 da Fórmula 1 e chegou à Espanha com uma desvantagem de 25 pontos em relação a Oscar Piastri. Mas jogou todos os esforços no lixo no circuito de Barcelona e viu a chance de título se tornar praticamente impossível.

Ainda que a equipe comandada por Christian Horner tenha uma parcela de culpa enorme no resultado, já que errou na estratégia de colocar os pneus duros no RB21 #1 nas voltas finais da corrida, foi o tetracampeão quem teve um ataque de fúria no giro 64 e acabou jogando o carro para cima de George Russell, da Mercedes. Como resultado, foi punido com 10s, caiu para décimo e viu a vantagem do australiano do MCL39 #81 saltar para 49 tentos.

Desta forma, uma missão que já era extremamente difícil, tornou-se inalcançável. É difícil imaginar Piastri e Lando Norris tendo muitas dificuldades nos diferentes circuitos que ainda restam no campeonato, ao mesmo tempo em que o mesmo não pode ser dito da Red Bull. Confira a análise de Vicente Soella no vídeo de hoje.

Categoria

🥇
Esportes
Transcrição
00:00Fala pessoal do Grande Prêmio, tudo bem com vocês? Vicente Suell aqui, é um prazer mais uma vez.
00:05E no vídeo de hoje vamos falar de como Marcos de Stappen viu o campeonato ir por água abaixo com o resultado do GP da Espanha.
00:13Foi uma corrida de extremos, tanto para o piloto quanto para a Red Bull, que estavam indo muito bem até a volta 55, antes da entrada do Safety Car.
00:23A Red Bull com uma estratégia diferente de três paradas nos boxes, diferente da que foi adotada pela McLaren e Max de Stappen que tirou muito proveito dessa estratégia e de fato foi uma ameaça aos pilotos da McLaren.
00:38Embora dificilmente fosse vencer também a corrida naquelas condições, mas foi sim uma escolha muito válida da Red Bull.
00:45No entanto, tudo desmoronou na volta 55 com a entrada do Safety Car. A Red Bull errou na estratégia do Verstappen em colocar os pneus duros no carro dele, até porque não há nenhuma justificativa para fazer essa troca.
01:00Pois pneu dura, um pneu mais difícil de aquecer, com baixa aderência, então era melhor deixá-lo na pista com os pneus macios que ele estava usando.
01:09Ele iria para a primeira posição, dificilmente venceria a prova, é verdade, já que Piastri e Norris com pneus mais novos ultrapassaria Verstappen, mas na pior das hipóteses ele ficaria em terceiro, que era a posição que ele já estava antes do Safety Car.
01:24Mas pelo menos teria uma chance diferente de chegar um pouco mais à frente na briga pela vitória, se não a vitória na segunda posição, quem sabe.
01:34Mas mesmo assim ficaria com um pódio garantido, que era o que a Red Bull tinha a fazer no GP da Espanha.
01:41E esse ilião da Red Bull, em colocar os pneus duros, desencadeou outros problemas para Max Verstappen nas voltas seguintes.
01:48Primeiro, na relargada, teve aquele lance com o Charles Leclerc, que ali foi um incidente de corrida, nada assim investigado.
01:55Leclerc queria sair da parte suja da pista, queria pegar o vácuo do Landon Morris que estava à frente, eles acabaram se tocando, mas também nada ali de punição para nenhum dos dois, segue o jogo normalmente.
02:06George Russell, na curva 1, tentou aproveitar esse ataque do Leclerc, entrar na curva 1 por dentro, acabou tocando em Verstappen, que passou reto na curva 1, manteve a posição até a Red Bull pedir a ele para que devolvesse aquela posição para a George Russell.
02:23Eu não consigo condenar a Red Bull aqui nesse ponto pela decisão de pedir a Verstappen para devolver a posição, porque a Red Bull tinha ali duas opções.
02:33Primeiro, ou ela pedia a Verstappen para trocar a posição com o Russell e ter um prejuízo de dois pontos no campeonato, que é a diferença ali das duas posições.
02:41Ou, mantendo o Verstappen em 4, sem qualquer chance de alcançar na corrida, de alcançar o Leclerc novamente, e assim correndo risco ainda de investigação da FIA, que é sempre muito inconsistente, dar a ele a punição de 10 segundos, que é a punição normal para esse tipo de manobra que ele havia feito.
03:00E aí, com 10 segundos, ele despencaria no grid para dessa posição e o prejuízo seria muito maior.
03:06Então, dá para entender a decisão da Red Bull de pedir a Verstappen para que deixasse o Russell passar, embora a FIA, depois da corrida, tenha dito que não puniria o Verstappen naquele lance.
03:16Até porque o George Russell, se olharmos ao onboard dele, ele perde a traseira da Mercedes na entrada da curva 1.
03:22Então, aquele erro dele foi o que fez ele tocar em Verstappen e tirar o Verstappen da pista, já que o Verstappen não tinha muito o que fazer naquele caso e, por isso, não seria punido.
03:31Mas a Red Bull, rapidamente, ele tentou tomar uma decisão, decidiu pedir a ele para deixar o Russell passar e tudo bem.
03:38Mas aí, na volta de 64, Verstappen, já furioso com a decisão dos pneus duros, com o pedido da Red Bull e tudo mais, jogou o carro para cima de George Russell e, naquele momento, também jogou as suas chances de ser campeão no início.
03:54Isso é um fato. Verstappen, obviamente, já tinha um trabalho muito difícil de ser campeão e que agora ficou praticamente em porcê.
04:04A McLaren tem o melhor carro do grid, a Red Bull.
04:07Vem melhorando com as atualizações que foram feitas lá no GP da Emília-Romanha, a Verstappen mereceu aquela corrida, então a Red Bull vinha melhorando no campeonato.
04:15Vem melhorando, na verdade, mas ainda assim, estava distante da McLaren, já que a esperança da Red Bull era que a McLaren fosse afetada pela diretiva da FIA sobre as asas dianteiras, a flexibilidade da asa dianteira.
04:30Mas não foi isso que aconteceu. A McLaren não foi afetada, teve uma grande vantagem sobre as rivais e venceu ali, soberana, com o Piazza e o Norris na segunda posição.
04:40Ou seja, Verstappen já tinha uma tarefa difícil no campeonato, mas mesmo assim vinha conseguindo manter uma desvantagem ali boa, vamos dizer assim.
04:51Ele chegou à Espanha com uma desvantagem de 25 pontos em relação ao Oscar Piastri, que, levando em consideração o carro que ele tem em comparação ao carro do Piastri,
05:00em nove corridas, oito corridas realizadas até então, era uma desvantagem legal.
05:05Dá para continuar tentando e ver o que acontece para a gente tentar reverter esse cenário nas próximas etapas.
05:10Mas agora deixou o GP da Espanha com uma desvantagem de 49 pontos, ou seja, quase o dobro, o que era difícil.
05:19Ficou praticamente impossível para Verstappen conseguir o pentacampeonato em 2025.
05:25Até porque, embora sejam luzindo apenas para a décima corrida de 24 no calendário, é muito difícil pensar, é muito difícil imaginar a McLaren sofrendo muito em alguma pista daqui em diante.
05:38Ela pode ter alguns pequenos problemas, mas nada que vai afetá-la muito no campeonato, ou afetá-la muito ali o Piastri e o Norris.
05:46Ao contrário da Red Bull, que quando encarga uma pista que não é muito favorável ao RB21, sofre muito mais, tem muito mais danos no campeonato.
05:55Isso é muito mais fácil ver a Red Bull sofrendo daqui em diante do que a própria McLaren.
06:00Então Verstappen mantinha uma desvantagem boa ali para sonhar ainda com o campeonato, para aproveitar qualquer erro da McLaren, qualquer desenvolvimento da Red Bull.
06:09Mas agora, com essa desvantagem que dobrou de tamanho, ficou praticamente impossível ele conseguir o título que deve realmente ficar entre Oscar Piastri e Leandro Norris.
06:20Mas eu quero saber qual é a sua opinião que você espera da temporada a partir de agora.
06:24Verstappen realmente está fora do jogo? Vai ficar entre os dois pilotos da McLaren?
06:29Deixe aqui embaixo nos comentários a sua opinião, deixe o seu like nesse vídeo, compartilhe também o vídeo, se inscreva no canal do Grande Prêmio e eu te vejo em uma próxima oportunidade.
06:39Transcrição e Legendas Pedro Negri

Recomendado