O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), não foi recebido pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e sim por Félix Ulloa, o vice-presidente do país. Zema está no país de cerca de seis milhões de habitantes para conhecer a política de Bukele de encarceramento em massa como forma de combate à violência.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/-yCO4RC0Fus
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos até Minas Gerais porque o governador Romeu Zema encerra sua agenda oficial em El Salvador sem encontro com o presidente Naíbe Bukele, mas foi recebido pelo vice-presidente Félix Uloa.
00:15Vamos conversar ao vivo com o repórter Rodrigo Costa, direto de Poços de Caldas, que traz os detalhes dessa agenda oficial internacional do governador de Minas.
00:25Rodrigo, bom dia para você.
00:26Bom dia, Soraya, a todos que acompanham o Jornal da Manhã.
00:31Romeu Zema está em El Salvador, país de cerca de 6 milhões de habitantes, para conhecer a política de Naíbe Bukele.
00:38O governador afirma que visa mapear as estratégias que transformaram o país de um dos mais violentos do mundo em um exemplo de redução drástica dos índices de violência.
00:49Em suas redes sociais, direto da capital do país, ele aproveitou, inclusive, para criticar a política de segurança do atual governo brasileiro, um problema, segundo ele, solucionável.
01:00O governador, no entanto, não foi recebido pelo presidente de El Salvador.
01:04Zema se reuniu, sim, com Félix Uloa, que é o vice-presidente do país.
01:08O mineiro, ele estava acompanhado em todas as suas agendas dos secretários de Segurança Pública, Rogério Greco, e também do de Comunicação, Bernardo Santos.
01:18Naíbe Bukele é uma figura controversa que, de fato, conseguiu reduzir os índices de violência do país, mas, ao mesmo tempo, foi denunciado pela Anistia Internacional por violação massiva dos direitos humanos,
01:30devido ao que eles acreditam ser prisões em massa de população sem o devido processo legal.
01:37Cerca de 70 mil pessoas já foram presas desde o início do governo de Bukele, em 2019.
01:43A agenda do governador, por muitos, também foi vista como uma pré-agenda de pré-eleição, já que Zema não esconde o desejo de disputar as eleições de 2026, Soraya.
01:56Essas movimentações aí no campo político, né, tendo como foco aí 2026.