Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • 29/05/2025
Uma vitória “histórica” e “estrondosa”: Chega reage a conquista eleitoral

Com os votos da emigração, o partido conseguiu ultrapassar o histórico Partido Socialista (PS) e o país passa a estar em linha com a tendência de crescimento da extrema-direita na Europa.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/05/29/uma-vitoria-historica-e-estrondosa-chega-reage-a-conquista-eleitoral

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:01As eleições legislativas em Portugal foram há mais de uma semana, mas na quarta-feira à noite o Chega voltou a organizar uma noite eleitoral.
00:09Foi a noite da vitória.
00:14Até agora o Chega estava empatado com o Partido Socialista, mas com a contagem dos votos da imigração conseguiu mais dois lugares e passou a ser o maior partido da oposição.
00:24Hoje é um dia de história de Portugal. Um dia que será revisto no futuro como aquele em que um partido com seis anos rompeu com 50 anos de bipartidarismo em Portugal.
00:44O marco histórico e o fim do bipartidarismo foi assim que o líder do partido, André Ventura, falou dos resultados.
00:50Desde o fim da ditadura, em 1974, que os dois maiores partidos do centro, o PS e o PSD, alternavam na oposição e no governo.
01:03E é assim que Portugal deixa de ser uma exceção na Europa e a extrema-direita passa a ser uma das principais forças políticas.
01:10Resultados em linha com a raça alemã nacional, de Marie Le Pen, em França, a AFD, alternativa para a Alemanha, ou os fratelli de Itália, de Jorge Meloni, que lidera o governo de Itália.
01:23E na política portuguesa, o que é que vai acontecer?
01:27Ventura diz que nada será como antes.
01:29Vemãos!

Recomendado