Em uma entrevista à Jovem Pan, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor César dos Santos, confirmou a existência de um relatório que aponta a ligação das facções criminosas Comando Vermelho e PCC com o Hezbollah.
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/fcPMCsrQUyQ?feature=share
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Muito bem, em entrevista à Jovem Pan, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro confirmou a existência de um relatório que aponta a ligação de facções criminosas brasileiras e internacionais. Confira com o Misael Mainete.
00:13Victor César dos Santos, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, confirmou o envolvimento do Comando Vermelho e do PCC com o grupo terrorista Resbola e com a mafia italiana.
00:25Em entrevista à jornalista da Jovem Pan News, Teresa Morrone, o secretário explicou mais sobre a recente entrega de um dossiê ao Departamento de Estado americano e ao Consulado americano com essas informações.
00:39De acordo com ele, o objetivo é avançar no combate ao crime, principalmente de lavagem de dinheiro e, dessa forma, garantir o rastreio de contas no exterior.
00:49O que está comprovado é a ligação do Comando Vermelho e do PCC com organizações terroristas internacionais e também com uma organização mafiosa da Itália.
01:01Então, nesse relatório de inteligência, a gente conseguiu comprovar essa relação das organizações criminosas brasileiras com o insolo americano e italiano.
01:14Não só a relação, mas também com atos criminosos praticados nos dois países.
01:19O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro também comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou que o Estado do Rio e seus municípios elaborem planos de recuperação dos territórios dominados por organizações criminosas.
01:35O STF já entendeu que deverá haver a participação do município, do Estado e da União nessa retomada de território.
01:44Por quê? Porque o Estado tem que se fazer presente plenamente e não só por segurança, como vem sendo feito há muitos anos.
01:53A retomada não é policial tão somente, mas também social.
01:57Outros serviços têm que chegar para a comunidade.
02:00Aquela comunidade, para se ver livre daquele criminoso, o Estado tem que estar lá.
02:07E ele tem que estar de forma plena, levando educação, saúde e segurança.
02:12Victor César dos Santos também defendeu a participação da população em iniciativas como a campanha Chega de Violência, da Jovem Pan News.
02:22A participação da população é muito importante.
02:25Quando a gente tem essa participação, a gente começa a ter noção do tamanho.
02:31Muitos crimes são subnotificados.
02:34A apreensão de armas é uma das principais preocupações do secretário.
02:39Apenas nos três primeiros meses deste ano, as forças de segurança apreenderam cerca de 1.500 armas de fogo, entre elas 230 fuzis.
02:50Doutor Eduardo Maurício, a questão é a relação, a ligação de facções brasileiras com nomes que a gente ouve do outro lado do mundo, no Oriente Médio, resbolar, facções terroristas.
03:06Como é que a gente deve enfrentar agora o combate ao crime organizado brasileiro, sabendo que há essa ligação com esses entes terroristas lá do Oriente Médio?
03:15É, de suma importância o desenvolvimento na cooperação jurídica internacional.
03:19Eu costumo dizer, se a cooperação jurídica internacional entre todos os países ou na maioria dos países do mundo, quando acontece uma situação dessa,
03:28se tem uma cooperação bem instituída, eficaz e que não traga ali dificuldades protelatórias por burocracia,
03:36acaba alcançando uma maior efetividade nessa cooperação e, consequentemente, melhorando o combate e, inclusive, a prevenção desse tipo de crime envolvendo a transnacionalidade.
03:50E destaco também a importância do Brasil estar se atualizando, como, por exemplo, agora temos a emissão do Silver Notes.
03:56O que é o Silver Notes? É uma inclusão na Interpol que facilita os países a buscarem congelamento de bens de pessoas que estejam envolvidas em um inquérito policial,
04:09em uma investigação policial e que tenham ligação com o estrangeiro.
04:12Então, por isso, é importante a institucionalização de uma cooperação jurídica internacional mais eficaz em busca ao combate e à prevenção desse tipo de crimes transnacionais
04:24e também para que o Brasil esteja atualizado às novidades desse tipo de delito.