A Universidade de Harvard vai destinar US$ 250 milhões (R$ 1,4 bilhão) ao financiamento de “pesquisa crítica”, após o governo dos Estados Unidos anunciar novos cortes no orçamento federal destinado a este centro de ensino.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/rau-U3y7g10
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00De volta ao noticiário internacional, a Universidade de Harvard anunciou a criação de um fundo de 250 milhões de dólares para o financiamento de pesquisa crítica em resposta aos cortes no orçamento.
00:13Reportagem de Grieco Holtz.
00:15Agências federais dos Estados Unidos suspenderam mais de 14 bilhões de reais em subvenções destinadas à universidade, uma das mais prestigiadas do mundo.
00:24O governo alega que há discriminação no campus e falta de controle sobre programas de inclusão em manifestações políticas.
00:31Nos últimos meses, a Casa Branca endureceu sua postura contra universidades, que, segundo o presidente, toleram manifestações antissemitas e mantêm políticas que favorecem determinados grupos sociais.
00:43Além do corte de verbas, o governo americano revogou o visto de estudantes envolvidos em protestos contra a guerra na faixa de Gaza, alegando apoio ao grupo palestino Hamas.
00:53A reitoria de Harvard levou o caso à justiça e acusa o governo de tentar controlar ilegalmente os aspectos básicos do funcionamento da universidade, incluindo admissões e contratações.
01:04A instituição se recusou a aceitar a supervisão federal exigida por Washington, o que provocou a reação do presidente.
01:11O anúncio do novo fundo é visto como uma resposta direta às pressões da administração Trump e tem como objetivo manter a independência acadêmica da universidade, especialmente em áreas consideradas sensíveis pela atual gestão do governo.