O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou nesta quinta-feira (15), durante visita à Albânia, que o Reino Unido está em diálogo com outros países para criar “centros de retorno” fora do território britânico, destinados a solicitantes de asilo que tiveram seus pedidos negados.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/rau-U3y7g10
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Olha, a gente passa também pra falar do governo do Reino Unido, que tá avaliando também criar centros de retorno para requerentes de asilo que tiveram os pedidos negados.
00:11A reportagem é de Grieco Holtz.
00:14O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Keir Starmer, durante uma visita à Albânia.
00:20Starmer afirmou que o Reino Unido está em negociações com diversas nações, embora não tenha especificado quais.
00:26Segundo ele, a medida faz parte de uma estratégia mais ampla para reduzir os fluxos migratórios e reforçar os acordos de cooperação com países parceiros.
00:36Estamos em negociações com vários países sobre centros de retorno.
00:40Vejo como uma inovação realmente importante, disse Starmer, destacando os acordos de aplicação da lei já firmados com a Albânia e o número recorde de repatriações.
00:50A declaração veio após o governo divulgar que mais de 12 mil pessoas atravessaram o Canal da Mancha em pequenas embarcações desde o início do ano, número que preocupa as autoridades britânicas.
01:02Em entrevista ao canal GB News, Starmer ressaltou que os centros de retorno não serão uma solução mágica, mas podem ajudar a conter as travessias, quando aliados a outras medidas contra gangues de contrabandistas.
01:14O PMI trabalhista enfrenta pressões internas diante de uma crescente força da extrema direita no país, que tem explorado o tema da migração em meio ao agravamento da situação econômica.