O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, enviou uma delegação a Istambul, nesta quinta-feira (15), para as primeiras negociações de paz diretas com a Rússia em três anos, mas acusou Moscou de "não levar a sério" os diálogos. Pelo lado de Moscou, a delegação não conta com o ministro da Defesa, Sergey Lavrov, e o conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, apesar de terem liderado rodadas anteriores com os Estados Unidos.
00:00Em Istambul, em viagem para conversas com a Rússia sobre uma trégua no conflito, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que Moscou continua a tratar essas reuniões sem seriedade.
00:12A declaração foi feita nesta quinta-feira, pouco depois de um encontro com um colega turco, Recep Tayyip Erdogan.
00:17Se um cessar-fogo incondicional pode ser alcançado hoje no nível de grupos técnicos, sem líderes, então tudo bem, não há necessidade de se reunir.
00:31Como ouvimos, questões como cessar-fogo incondicional devem ser resolvidas por meio de negociações diretas entre os líderes. Estou aqui, estamos prontos para negociações diretas.
00:47O ministro da Defesa Ucraniana, Rustin Umerov, lidera a comitiva de Kiev, que, segundo Zelensky, tem um mandato para discutir um cessar-fogo.
01:01Ausente das negociações, o presidente russo Vladimir Putin optou por mandar uma equipe de nível inferior para as discussões,
01:08deixando de fora o ministro da Defesa, Sergei Lavrov, e o conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Uchakov,
01:14apesar de terem liderado rodadas anteriores com os Estados Unidos.
01:17Vemos essas negociações como uma continuação do processo de paz em Istambul, que, infelizmente, foi interrompido pelo lado ucraniano há três anos.
01:28Nossa delegação oficial foi aprovada por decreto do presidente e possui todas as competências e autoridades necessárias para conduzir as negociações.
01:35O secretário de Estado americano, Marco Rubio, que também está na Turquia, se mostrou pessimista com a reunião que, supostamente,
01:48deveria iniciar um processo diplomático para encontrar uma solução para o conflito.
01:53O republicano disse que não tem grandes expectativas para o encontro das delegações,
01:57alinhado com a declaração do presidente Donald Trump, que afirmou não acreditar que vá acontecer algo até que Zelensky e Putin se reúnam.
02:05Estas serão as primeiras negociações de paz diretas entre Kiev e Moscou desde março de 2022,