O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou nesta quinta-feira (15), durante uma visita à Albânia, que o Reino Unido mantém negociações com outros países para estabelecer ‘centros de retorno’ fora de suas fronteiras para demandantes de asilo que tiveram o processo rejeitado.
00:00O Reino Unido estuda a criação de centros de retorno em outros países para requerentes de asilo que tiveram pedidos rejeitados.
00:09Durante uma visita à Albânia, o primeiro-ministro Keir Starmer disse nesta quinta-feira que o governo está em negociações com outras nações, sem especificar quais eram.
00:19Estamos em negociações com vários países sobre centros de retorno. Vejo como uma inovação realmente importante.
00:29Isso é consistente com o trabalho que fizemos em relação à redução de números no Reino Unido e na Albânia, com o trabalho que fizemos em acordos de aplicação da lei com outros países, os acordos de retorno que colocamos em prática e o número recorde de retornos.
00:44O anúncio de Starmer aconteceu após a divulgação do número de pessoas que cruzaram, em pequenas embarcações, o Canal da Mancha, que separa Inglaterra e França, tendo superado 12 mil desde o início do ano.
01:01Starmer, em uma entrevista ao canal GB News nesta quinta, destacou que os centros de retorno não serão uma solução mágica, mas vão ajudar a acabar com as travessias, combinado com outras medidas contra gangues de contrabandistas.
01:16O líder trabalhista está sob pressão após a ascensão da extrema-direita no Reino Unido, que capitalizou as preocupações britânicas sobre a imigração em meio ao clima econômico difícil.
01:26Obrigado, muito obrigado e é um grande privilégio.