Um dos principais desafios do pontificado de Leão XIV será o enfrentamento aos casos de abuso sexual na Igreja Católica. O novo papa já teve que lidar com escândalos quando atuava no Peru, e agora é observado pela comunidade internacional sobre como dará continuidade ao trabalho de Francisco nesse tema sensível.
Assista à íntegra em: https://youtube.com/live/OMjvvy8R-PI
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Assim como o Papa Francisco, um dos principais desafios de Leão XIV é a luta contra o abuso sexual.
00:07Agora, as informações com a Thaís Brito.
00:10Um dos principais desafios do Papa Leão XIV é continuar a luta iniciada pelo Papa Francisco contra os abusos sexuais na Igreja.
00:20Após uma longa trajetória no Peru, o então Bisto de Chicrágio precisou enfrentar escândalos que abalam há anos a Igreja Católica.
00:27Pouco depois de sua eleição, a conferência ex-picopal peruana destacou em uma coletiva de imprensa que o sucessor de Francisco abriu caminho para a defesa de vítimas de agressões no Peru.
00:39Mas as ONGs Snap e Bishop Accountability emitiram declarações nas quais questionam o compromisso do segundo Papa das Américas com a quebra do regime de sigilo.
00:49O Papa Leão XIV transformará a luta contra abusos e encobrimentos em prioridade? Pergunta em um comunicado Anne Doyle.
00:57As preocupações remontam a um período em que o primeiro pontífice augustiniano era bispo de Chiclágio, entre 2013 e 2025.
01:09Ele não publicou o nome de nenhum dos culpados, afirmou Doyle.
01:13A rede de sobreviventes de abuso sexual por sacerdotes lembrou que durante aquele período, três vítimas relataram suas acusações à diocese em vão e acabaram por denunciá-las às autoridades civis em 2022.
01:27Segundo a ONG, Privolst não abriu uma investigação.
01:30Também acrescentou que anteriormente, como chefe dos agostinianos em Chicago, permitiu que um sacerdote acusado de agredir sexualmente menores vivesse em um convento agostiniano perto de uma escola da cidade.
01:43Em janeiro de 2023, o Papa Francisco chamou ao Vaticano para dirigir o dicastério para os bispos.
01:50Como prefeito desse dicastério, cabia a Privolst supervisionar os casos apresentados contra bispos acusados de abusos sexuais e de encobrimento.
02:01Ele manteve o segredo desse processo e, sob sua supervisão, nenhum bispo cúmplice foi despojado de seu título, lamentou a bichope a contabilite.
02:10Antes de Privolst deixar o Peru, Francisco ordenou a ele intervir no Sodalício da Vida Cristã, uma congregação ultraconservadora de leigos e sacerdotes de origem peruana.
02:23Após sete anos de investigações, Francisco ordenou que a organização fosse dissolvida após as denúncias contra quatro de seus líderes.
02:31Os membros da cúpula abusaram sexualmente de 19 menores e 10 adultos entre 1975 e 2002, reconheceu a própria congregação.
02:42Pedro Salinas, uma das vítimas, assegurou que Privolst desempenhou um papel extremamente importante para a dissolução, destaca Doyle, sobre um precedente esperançoso.