Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • anteontem
A Ucrânia vai respeitar o cessar-fogo de Páscoa, declarou, neste sábado, o presidente Volodimir Zelensky, horas depois de seu contraparte russo, Vladimir Putin, ordenar que as tropas russas detenham os combates até a meia-noite de domingo.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assegurou neste sábado que suas tropas vão respeitar o cessar-fogo proposto pelo presidente russo Vladimir Putin por ocasião da Páscoa.
00:11A trégua ordenada por Moscou até a meia-noite de domingo representaria a suspensão dos combates em mais de três anos de conflito.
00:18A Páscoa, uma data muito importante para os cristãos, é comemorada no domingo e este ano coincide com o calendário de católicos romanos e dos ortodoxos.
00:27Mas poucas horas depois de a medida entrar em vigor, sirenes antiaéreas soaram na capital ucraniana e no laeste do país.
00:35Zelensky acusou a Rússia de não suspender sua ofensiva, citando operações russas em vários setores da linha de frente e disparos de artilharia que não foram reduzidos.
00:44O presidente ucraniano disse que se realmente houver um cessar-fogo completo, a Ucrânia propõe prorrogá-lo para além do dia de Páscoa, em 20 de abril.
00:53Também neste sábado, Moscou e Kiev trocaram 246 prisioneiros de cada lado e 46 soldados feridos que precisavam de tratamento de emergência.
01:03As trocas de prisioneiros são uma das últimas áreas de cooperação entre os dois países.
01:08As trocas de prisioneiros são uma das últimas áreas de cooperação entre os dois países.

Recomendado