Durante um evento no Salão Oval nesta sexta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país está pronto para se retirar das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. A declaração direta surpreendeu aliados e intensificou a pressão sobre Moscou e Kiev.
"Vocês são tolos", disse Trump sobre líderes que não colaboram. Trump acusou os dois lados de “jogarem” enquanto vidas são perdidas diariamente e foi enfático: “Se continuar assim, vamos simplesmente dizer que são tolos e vamos deixar passar”.
Reprodução: AFP
Acesse o site:
uai.com.br em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais: instagram.com/estadodeminas twitter.com/portalUai twitter.com/em_com
00:00Em um evento no Salão Oval nesta sexta-feira, o presidente americano Donald Trump declarou que seu país em breve abandonará a mediação para acabar com a guerra na Ucrânia se não houver progressos por parte do governo russo e do ucraniano.
00:14Agora, se por algum motivo uma das suas partes dificultar muito, vamos simplesmente dizer, vocês são tolos, vocês são tolos, são pessoas horríveis, e vamos deixar passar. Mas, com sorte, não precisaremos fazer isso.
00:26Trump negou que esteja sendo enganado pelo presidente russo Vladimir Putin.
00:32O republicano se recusou a culpar Putin, que ordenou a invasão em larga escala na Ucrânia em fevereiro de 2022, ou seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky.
00:42Mas insistiu que ambos os lados precisam avançar.
00:45Já o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse nesta sexta que Washington se afastará se a paz entre Moscou e Kiev não for viável.