As forças da Ucrânia retiraram-se da importante cidade de Avdiivka, no leste, após meses de combates.

  • há 3 meses
As forças da Ucrânia retiraram-se da importante cidade de Avdiivka, no leste, após meses de combates.

As forças ucranianas anunciaram a retirada de Avdiivka, uma cidade importante que nos últimos meses se tornou uma das batalhas mais ferozmente contestadas na frente oriental.

Neste vídeo, vemos Forças Russas em frente à estação ferroviária de Avdiivka, confirmando a informação de que as forças ucranianas abandonaram a cidade para evitar o cerco.

A cidade de Avdiivka, que antes da guerra tinha 30 mil habitantes, está mesmo ao lado da cidade de Donetsk e desde 2014 é palco de intensos combates.

Com a invasão russa em larga escala em 2022, os combates se intensificaram, e a cidade foi reduzida a escombros.

Em outubro de 2023, a Rússia reforçou a ofensiva e hoje, 17 de fevereiro, após quase 2 anos de combates e uma fase mais intensa de 4 meses, uma cidade (ou o que restou dela) foi conquistada pela Rússia. É a primeira vitória russa de destaque na Ucrânia desde a captura de Bakhmut, há 9 meses, em maio de 2023.

Após quase 2 anos de combates e uma fase mais intensa que começou em outubro do ano passado, a Ucrânia abandonou as ruínas de Avdiivka. Com a conquista da cidade, que tinha 30 mil habitantes antes da guerra, a Rússia alcançou sua primeira vitória em 9 meses, quando conquistou as ruínas de Bakhmut em maio de 2023.

Falando na Conferência de Segurança de Munique neste sábado, dia 16 de fevereiro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a decisão de retirar-se de Avdiivka foi tomada para 'salvar as vidas dos nossos soldados'."


Recomendado