EUA elimina líder do Kataib Hezbollah em ataque de Drone no Iraque

  • há 4 meses
Os Estados Unidos eliminaram um dos líderes da milícia armada Kataib Hezbollah, apoiada pelo Irã, com um bombardeio de drone em Bagdá, capital do Iraque, nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro.

O Pentágono confirmou que o homem eliminado era um líder do Kataib Hezbollah, milícia armada que integra as Brigadas Hezbollah e que seria responsável pelo ataque com drone na Jordânia no mês passado, que ceifou três soldados americanos e feriu mais de 40, conforme afirmou um comunicado das Forças Armadas dos EUA: "As forças norte-americanas realizaram um ataque unilateral no Iraque em resposta aos ataques contra os militares norte-americanos, eliminando Abu Baqir al-Saadi, comandante do Kataib Hezbollah responsável pelo planejamento direto e pela participação em ataques contra as forças norte-americanas na região."

O bombardeio desta quarta-feira, dia 7, faz parte de uma série de ataques que o governo norte-americano, de Joe Biden, tem realizado como resposta ao ataque de drone na Jordânia. O governo iraniano afirmou que revidaria qualquer ataque feito pelos EUA.

De acordo com oficiais dos EUA ouvidos pelo "New York Times", o ataque foi um golpe "dinâmico" no comandante da milícia, que já era monitorado pela inteligência norte-americana. Os oficiais ainda indicaram que o país poderia atacar outros líderes e comandantes de milícias xiitas futuramente.

Após o incidente, a embaixada dos Estados Unidos no Iraque foi cercada por uma multidão enfurecida, como pode ser visto neste vídeo. A segurança foi reforçada e, por enquanto, não há sinal de violência.

Recomendado