Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos no Iraque e na Síria em retaliação ao ataque mortal de drones.
  • há 2 meses
Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos no Iraque e na Síria em retaliação ao ataque mortal de drones.

O Comando Central dos Estados Unidos confirma que hoje os EUA atingiram 85 alvos com “vários aviões” que empregaram “mais de 125 munições de precisão”.

Entre os alvos atingidos estão os grupos pró-iranianos na Síria e Iraque e inclusive na Força Quds, um dos 5 ramos das forças armadas iranianas.

Os ataques ocorreram nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 16h, no horário dos Estados Unidos, em resposta a um ataque de milícias ligadas ao Irã que, no domingo, dia 27, atacaram uma base americana, resultando em três soldados americanos como vítimas e 40 feridos.

Durante os ataques, o presidente Joe Biden alertou: "Se você prejudicar um americano, nós responderemos", enquanto as forças dos Estados Unidos atacavam mais de 85 alvos no Iraque e na Síria, em um amplo ataque aéreo a locais vinculados a milícias ligadas ao Irã e à Guarda Revolucionária de Teerã.



Desde o início da guerra Israel-Hamas em 7 de outubro, as bases dos Estados Unidos no Iraque e na Síria foram alvo de mais de 165 ataques por milícias dos dois países ligados ao Irã. No entanto, na terça-feira, o Kataib Hezbollah, grupo iraniano suspeito pelos Estados Unidos de conduzir o ataque à Torre 22, anunciou a suspensão de suas atividades militares contra as "forças de ocupação".




#NotíciasMundiais #RelaçõesInternacionais #ConflitoOrienteMédio #ForçasArmadasEUA #RelaçõescomIrã #Geopolítica #GuerraContraTerrorismo #RespostaMilitar #SegurançaGlobal #ConflitoIraqueSíria #TensõesPolíticas #PolíticaExterna #PreocupaçõesdeSegurança #EstabilidadeRegional #RetaliaçãoMilitar #JoeBiden #RelaçõesEUA #DiplomaciaOrienteMédio #SegurançaInternacional #Atualidades