Gordura no Figado - Como se livrar da esteatose hepática!

  • há 4 meses
O que seu fígado faz? A principal função do fígado é remover toxinas do corpo. Ele filtra tudo o que entra em seu sistema sanguíneo: limpa álcool, drogas, pesticidas e produtos químicos com os quais você entra em contato.
Também produz bile, armazena ferro, equilibra a glicose no sangue e produz fatores protetores e de coagulação.
Naturalmente não podemos viver sem o fígado. Então você tem que cuidar bem dele.
E o fígado de todos é gordo. Mas se essa gordura excede 5% do peso do fígado, sofremos de esteatose hepática, isto é, seu fígado está mais gordo que o normal.
Via de regra, se tem 3 graus de esteatose hepática: grau 1 - esteatose hepática leve; grau 2 quando há acúmulo de gordura e grau 3, quando há grande acúmulo de gordura no fígado.
O que essa gordura no fígado pode causar? Se for baixo teor de gordura, pode não ser um problema.
No entanto, cerca de 20 a 30% das pessoas com esteatose podem ter esteato-hepatite, que é a inflamação do fígado. Você faz um exame de sangue e tem TGO e TGP altoso que nos diz que o fígado está danificado. E se assim for, você pode ter problemas, porque essa inflamação pode progredir para fibrose e, com o tempo, para cirrose e até câncer de fígado.
Mas vamos dizer uma coisa boa, coragem, na maioria das vezes, pode reverter um quadro. Se você remover até 90% do seu fígado, ele pode retornar ao seu tamanho natural. No entanto, ele não é invencível...
Quais são os sintomas do fígado gordo? A maioria dos pacientes não apresenta sintomas e isso é um problema porque às vezes as pessoa não sentem nada e o fígado fica inflamado.
É por isso que precisamos de exames de imagem - ultrassonografia abdominal, tomografia, ressonância magnética para garantir que uma pessoa não tenha fígado gorduroso.

Recomendado