Boulos confronta Campos Netto sobre taxa de juros do BC

  • há 8 meses
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) questionou o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto sobre alta da taxa Selic no Brasil e seu papel no fluxo cambial durante as eleições de 2022, entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Boulos disse para Campos Neto que reconher um erro, não é motivo de vergonha.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/09/28/interna_politica,1568319/lula-e-campos-neto-tem-encontro-de-pactuacao.shtml

Após meses de clima de beligerância, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu pela primeira vez, ontem, desde que assumiu o Executivo, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no Palácio do Planalto. O encontro, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, serviu de início de construção de uma relação e também houve uma “pactuação” para que essas reuniões sejam mais frequentes. O princípio de aproximação ocorre após duas reduções sucessivas da taxa básica de juros, a Selic, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, o que era uma demanda e alvo de críticas de Lula.

Lula vem criticando a alta taxa de juros no Brasil desde os primeiros meses do governo. Essas críticas, não raro, também eram acompanhadas de ataques ao próprio Campos Neto, a quem Lula pegou o costume de chamar apenas de “cidadão”. Também já falou que ele era “louco” e que não tinha compromisso com o Brasil, insinuando que ele buscava beneficiar terceiros.

Na quarta-feira passada, o Copom reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 12,75% ao ano. A decisão foi tomada de forma unânime pelos nove membros do colegiado. Esse foi o segundo corte consecutivo na mesma intensidade promovido pelo comitê, que levou os juros ao menor nível desde maio de 2022.

Numa mostra de boa vontade, o presidente do Banco Central afirmou pela manhã que o governo do presidente Lula tem tomado várias decisões “no caminho certo”. A afirmação foi feita durante a audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.

#lula #boulos #camposneto #bancocentral

Recomendado