G. Dias ordenou alteração de relatório, revela ex-diretor da Abin

  • há 9 meses
O ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha declarou nesta terça-feira (1°/8) que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, determinou a remoção do nome dele em planilha que registra os alertas enviados pela agência nos dias anteriores aos ataques terroristas do 8 de janeiro.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/08/01/interna_politica,1539230/g-dias-mandou-excluir-nome-dele-de-alertas-da-abin-diz-ex-diretor.shtml

Saulo disse que enviou alertas de seu celular pessoal para Gonçalves Dias, mas que retirou essa informação de planilha da Abin após ordem do general. Segundo o ex-diretor, o chefe do GSI tem autoridade para incluir ou retirar as informações, e negou que tenha cumprido uma ordem ilegal.

"Eu entreguei essa planilha para o ministro, e o ministro determinou que fosse retirado o nome dele dali. Ele determinou, eu obedeci a ordem", afirmou Saulo durante oitiva à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o 8 de janeiro. O ex-diretor disse ainda que a primeira versão da planilha, com os alertas recebidos por G. Dias, foi arquivada pela Abin.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#cpmi #8dejaneiro #abin #gonçalvesdias

Recomendado