Lula: acordo UE-Mercosul não será definido em Bruxelas

  • há 10 meses
Durante live nesta terça-feira (18/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a importância da cúpula da União Europeia com países da América Latina e Caribe para o fortalecimento das relações diplomáticas, políticas e econômicas. Porém, Lula revelou que o acordo UE-Mercosul não deve ser definido durante o encontro em Bruxelas. "Nós concluímos a pauta do Mercosul, mas ela não será discutida aqui, porque não é a Celac que tem que fazer o acordo. É só o Mercosul"

Saiba mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/07/17/interna_politica,1520740/em-viagem-a-belgica-lula-mira-acordo-da-ue-com-o-mercosul.shtml

O acordo não faz parte da agenda da cúpula. Mas o que se espera é o comprometimento político de que seja finalizado até o fim do ano, já que em 2024 haverá eleições no Parlamento europeu e os deputados terão outras preocupações imediatas.

Em março, a UE encaminhou documento com os últimos detalhes, mas o Brasil o rechaçou e produziu um texto novo. Essa contraproposta brasileira foi compartilhada com as demais nações do Mercosul apenas na última sexta-feira e, uma vez aprovada pelos demais membros do bloco, será encaminhada à União Europeia.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#lula #economia #política #ue-mercosul

Recomendado