Lula critica ONU, FMI e Banco Mundial na França

  • há 11 meses
Em visita oficial à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou algumas instituições, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a ONU. Em relação ao Banco Mundial e ao FMI, Lula disse que os dois órgãos deixam "muito a desejar naquilo" que se espera deles.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/06/23/interna_politica,1511321/na-franca-lula-promete-desmatamento-zero-e-fala-em-combate-a-desigualdade.shtml

"Muitas vezes, os bancos emprestam dinheiro e esse dinheiro emprestado é o resultado da falência do Estado", declarou.

"É importante que a gente tenha noção que a gente não pode continuar com as instituições funcionando de forma equivocada. Mesmo conselho nacional de segurança da ONU, os membros permanentes não representam mais a realidade política de 2023, se representava em 1945, em 2023 é preciso mudar. A ONU precisa voltar a ter representatividade, ter força política. Se nós não mudarmos essas instituições, a questão climática vira uma brincadeira", disse.

Para Lula, os acordos feitos em conferências ambientais não são cumpridos e a ONU não consegue intervir.

"Vamos ser francos: quem é que cumpriu o Protocolo de Kyoto? Quem cumpriu os acordos na Cop-15 em Copenhagen? O acordo de paris? Não se cumpre porque não tem uma governança mundial com força para decidir as coisas e a gente cumprir. Se cada um de nós sair de uma Cop e voltarmos para aprovar as coisas dentro do nosso Estado Nacional, não não iremos aprovar. É preciso ter clareza: se a gente não mudar as instituições, o mundo vai continuar o mesmo. Quem é rico vai continuar rico e quem é pobre vai continuar pobre", disse.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#Lula #presidente #Brasil #ONU

Recomendado