Sem transporte aéreo, garimpeiros ilegais deixam território yanomami às pressas
  • ano passado
Milhares de garimpeiros têm deixado o Território Indígena Yanomami, informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O movimento ocorre após o governo federal anunciar a Operação Escudo Yanomami, que visa tirar mineradores ilegais da região.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a movimentação de comboios com vários garimpeiros em barcos e a pé, alternativa usada após o bloqueio do espaço aéreo pela Força Aérea Brasileira.

Dino chegou a criticar os pedidos para auxiliar na retirada destas pessoas, diante dos relatos de dificuldade em deixar o Território Yanomami sem o transporte aéreo.

No entanto, na segunda-feira a FAB criou três corredores de voo para viabilizar a saída de garimpeiros da região. O governo espera a saída espontânea de 80% das cerca de 15 mil pessoas que estão ilegalmente na terra indígena.

Nesta semana, segundo o ministro, está prevista a 'Fase 2' da operação, com a chegada de policiais federais, da Força Nacional e de militares das Forças Armadas à região.


Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Terra ▸ https://www.terra.com.br
-------------
Siga o Terra nas redes sociais
Facebook▸ https://www.facebook.com/terrabrasil
Instagram ▸ http://instagram.com/terrabrasil
Twitter ▸ https://twitter.com/terra
TikTok ▸ https://www.tiktok.com/@terrabrasil
Pinterest ▸ https://br.pinterest.com/terrabrasil
Recomendado