- 1,5 kg de costeletas de cordeiro limpas - 2 alhos picados - 1 ramo de alecrim picado - 100 ml de óleo vegetal - sal e pimenta - barbante
Para o risoto:
- 250 g de arroz para risoto - 1 colher se sopa de manteiga - 50 g de cebola roxa picada - 20 ml de vinho branco - 300 ml de caldo de verduras - 100 g de queijo parmesão ralado - 100 g de cogumelos fritos - 50 g de tomate-cereja - 1 colher de sopa de salsinha picada
Preparo:
1. Faça cortes na capa de gordura de cada costeleta e arrume-as lado a lado em uma superfície plana. Tempere a carne com sal e pimenta.
2. Amarre o osso da extremidade de uma costeleta no osso da extremidade de outra.
3. Coloque as costeletas em pé e amarre-as formando uma círculo - elas devem ganhar o formato de coroa. Passe o barbante também pela lateral externa da coroa para que ela ganhe estabilidade.
4. Coloque a coroa em uma forma circular com furo no meio.
5. Agora prepare o molho para marinar a carne: misture bem 2 dentes de alho picados, alecrim, óleo vegetal e pincele a carne com a mistura. Em seguida, coloque a carne para assar em forno convencional a 180 ºC por 15 min.
6. Enquanto a carne assa, prepare o arroz. Em uma panela, adicione a cebola roxa, o arroz de risoto, o vinho branco, o caldo de legumes e mexa para integrar os ingredientes. Adicione a seguir os cogumelos fritos previamente, os tomates e a salsinha. Você pode ralar o parmesão por cima do arroz na hora, como mostra o vídeo, ou adicionar o parmesão já ralado. Deixe o arroz cozinhar, sempre mexendo para não queimar.
7. Depois de assar, retire a coroa do forno, coloque-a no prato onde será servida e arrume o risoto no centro. Retire o barbante e corte a carne entre os ossos para servir.
8. Finalize com salsinha e molho de sua preferência.