6 - BBC - CAMINHANDO COM DINOSSAUROS: O FIM DE UMA DINASTIA, 1999
Data: Há 65 Milhões de anos atrás Período: Cretáceo Superior Local: Montana, EUA Local das Filmagens: Chile, Nova Zelândia
O episódio final retorna a América do Norte próxima da extinção dos dinossauros. Os mares interiores desapareceram, o Atlântico alcança metade de sua extensão atual, os continentes chocam ocasionando múltiplas erupções vulcânicas e novas cordilheiras montanhosas e o clima começa a ficar mais frio, seco e estacional. Desapareceram a maioria dos pterossauros e alguns grupos de dinossauros (como os estegossauros) e répteis marinhos (como os ictiossauros e pliossauros, porém os plesiossauros de pescoço longo ainda nadam nos oceanos cretáceos), outros tiveram a sua diversidade diminuída (saurópodes como o Alamosaurus, não retratado no documentário), mas outros grupos se encontram em pleno apogeu. Mesmo com as condições terrestres, esses répteis expandem seu domínio ainda mais. Como não poderia deixar de ser, o protagonista é o lendário Tyrannosaurus rex. No episódio também aparecem os herbívoros Torosaurus, Anatotitan, Ankylosaurus, Parksosaurus, o crocodilo gigante Deinosuchus, a serpente Dinylisia, o raptor Dromaeosaurus, o pterossauro Quetzalcoatlus e o mamífero Didelphodon, um ladrão de ovos e também carniceiro. Envolvendo uma família de T-Rex, é narrada a extinção dos dinossauros, pelo meteoro que caiu no Golfo do México.
Dinossauros e outros animais:
Parksosaurus Tyrannosaurus rex (dinossauro terópode) Torosaurus (dinossauro ornitisquio) Anatotitan (ornitisquio) Dromaeosaurus (terópode) Parksosaurus(ornitisquio) Triceratops (ornitisquio; aparece já morto) Quetzalcoatlus (pterossauro) Didelphodon (mamífero marsupial) Ankylosaurus (ornitisquio) Deinosuchus (terópode) Dinilysia (escamado ofídio)