COMANDOS - UM TRIBUTO PARA A HISTÓRIA PARTE Nº 4

  • há 6 anos
HISTÓRIA DOS COMANDOS
A SORTE PROTEGE OS AUDAZES


C.I 21 - ZEMBA - ANGOLA

O C.I. 21 ficou instalado em Zemba, Sector F da Zona de Intervenção Norte, tendo sido nomeado seu Comandante o então Capitão de Infantaria Jasmins de Freitas, coadjuvado por Cesare Dante Vachi.

A equipa de instrução era constituída pêlos então Capitães Ramalho e Marquilhas, Tenente Caçorino Dias, os Alferes Vasco Ramires, Raúl Folques, César Rodrigues, Vieira Pereira e os Alferes médicos Resina Rodrigues e Freire Águalusa.

Depois de uma dura instrução, caracterizada pela utilização permanente de meios reais, do contacto directo e constante com o meio natural e o próprio IN, terminaram o curso em 30 de Novembro de 1962, os seis primeiros Grupos de Comandos oriundos dos Batalhões e três Grupos da Companhia de Caçadores Especiais nº.365, regressaram então às suas Unidades de origem, e em cuja área de actuação tomaram parte em diversas operações, quer independentemente, quer neles integrados.

Estes grupos adoptaram designações próprias e, organicamente eram constituídos por 25 homens e divididos em 5 equipas.


Os Fantasmas Bat. Caç. 317 Alf. Mil. Abreu Cardoso
Vampiros Bat. Caç. 185 Alf. Mil. José M. Lousada
Aço Bat. Caç. 186 2º Sarg. Inácio Maria
Pedra Bat. Caç. 261 Alf. César Rodrigues
Nóqui A Bat. Caç. 280 Alf. Mil. Vieira Pereira
Falcões Bat. Caç. 325 Alf. Mil. Agostinho Gonçalves
Corsários A CCAÇ. ESP. 365 Alf. Mil. Rodrigues dos Santos
Corsários B CCAÇ. ESP. 365 Alf. Mil. Vaz Pardal


De referir alguns aspectos fundamentais que passaram a constituir a metodologia posta na preparação dos Comandos, como sejam, o uso permanente de meios reais, a preparação psicológica do combatente com o recurso a mensagens e gravações em fita magnética («Voz do Comando»), e ainda o contacto directo com o inimigo como parte integrante da instrução, pois que só durante o curso ministrado no C.l.21 foram realizadas cerca de 10 operações.

A mobilidade, a rapidez e a entrada em acção imediata sobre o objectivo foram também aqui ensaiados quando pela primeira vez se procedeu a operações heli-transportadas.

Todo o pessoal que frequentou o Curso com aproveitamento recebeu o emblema COMANDO em pano bordado, com a divisa "AUDACES FORTUNA JUVAT" e o cartão COMANDO, emitido pelo Quartel General da Região Militar de Angola.