Barzani despede-se da presidência do Curdistão iraquiano

  • há 7 anos
O presidente do Curdistão iraquiano anuncia uma retirada estratégica em pleno clima de tensão com Bagdade após o referendo independentista no território.

Massoud Barzani anunciou que vai abandonar o cargo no dia 1 de novembro, rejeitando voltar a prolongar o mandato que expirou em 2013, sem novas eleições desde então.

O primeiro presidente do território autónomo, desde a sua criação há 12 anos, anunciou, numa carta dirigida ao parlamento, que vai regressar às fileiras dos combatentes “Peshmerga” para, segundo ele, “prosseguir a luta pelos direitos do povo curdo e preservar as conquistas dos curdos”.

Full letter President Masoud Barzani submits to Kurdish Parliament for his resignation November 1st https://t.co/T9T2liMbZO pic.twitter.com/HFIJO0cn06— Google Pixel (@GooglePixel_) October 29, 2017


Um mês após a vitória do SIM na consulta independentista ter inflamado a tensão com Bagdade, levando à perda de territórios ocupados pelos curdos como Kirkuk (o pulmão económico do território), Barzani afirma, no entanto, que vai manter-se no cargo de líder do Alto Conselho Político criado para gerir o pós-referendo.

O poder do presidente deverá ser distribuído entre o primeiro-ministro, o parlamento e os órgãos judiciais até à convocação de novas eleições prevista para Julho.

Recomendado