Carta de vítima do Titanic vai a leilão

  • há 7 anos
Se tudo correr bem, esta carta escrita por um dos passageiros do navio Titanic deverá ser vendida este sábado por cerca de 90 mil euros em leilão.

A mensagem de Alexander Holverson, um empresário que regressava com a sua mulher de umas férias em Buenos Aires via Reino Unido, para a sua mãe é considerada um dos últimos documentos resgatados da tragédia.

“Se tudo correr bem chegaremos a Nova Iorque quarta-feira de manhã”, escreveu este passageiro, um dia antes do Titanic chocar com um iceberg na noite de 14 para 15 de abril de 1912 e afundar-se. Na missiva é ainda possível ler as impressões de Holverson sobre o luxo e a grandeza do navio, bem como a casualidade de se ter cruzado com o magnata John Astor, um dos homens mais ricos do mundo naquela altura.

“Na verdade, é a única carta escrita no Titanic a ter entrado na água, por isso carrega as cicatrizes dessa imersão no frio do Oceano Atlântico Norte”, afirma o leiloeiro Andrew Aldridge.

Em 1912, a viagem inaugural daquele que era o maior navio do mundo, entre Southampton e Nova Iorque, acabou por fazer mais de 1500 vítimas mortais. O leilão será realizado pela Henry Aldridge & Son na cidade de Devizes, em Inglaterra.

Recomendado