Espanha na rua pela unidade nacional

  • há 7 anos
A maior crise política de há décadas levou este sábado a Espanha à rua numa manifestação pela unidade nacional.

De Madrid a Sevilha, de Valladolid a Granada ou Pamplona, milhares de pessoas apelaram ao diálogo entre a região autonómica da Catalunha e o Estado espanhol, depois de responderem em força a um apelo nascido nas redes sociais, que pedia elementos brancos alusivos ao pacifismo e ausência de bandeiras.

A Catalunha referendou a 1 de outubro a independência, sob forte repressão das forças de segurança nacionais. O balanço: cerca de 900 feridos.

Uma participante da marcha em Madrid, dizia: “Acho que o diálogo é a única solução para se fazer bem as coisas. Todos temos argumentos para todo o tipo de posição e acho que falar é a solução. Para mais, acho que não há um ódio aos catalães e acho que o devemos demonstrar daqui, de Madrid.“0.44

O extremar de argumentos para diferentes posições levou a um confronto entre cerca de uma centena de pessoas, em lados opostos de um passeio no centro de Madrid, com um cordão policial a separar os manifestantes.

Quase uma semana depois do referendo, e com uma lista cada vez maior de empresas a tomar a decisão de se deslocalizar para fora da Catalunha, incluindo a empresa gestora das águas de Barcelona, cresce a preocupação da cisão entre os espanhóis, acompanhada da da União Europeia, reforçada pela possibilidade de uma declaração unilateral de independência na Catalunha.

Recomendado