Papa Francisco apela à dignidade infantil no mundo digital

  • há 7 anos
O Papa Francisco recebeu os participantes do primeiro congresso mundial sobre dignidade infantil no mundo digital esta sexta-feira.

O evento, a decorrer até dia 9, foi organizado pelo Centro para a Proteção Infantil e pela Pontifícia Universidade Gregoriana cobre temas como cuidados infantis, segurança na internet, aplicação da lei ou educação.

O Sumo Pontífice deixou claro que não se tratava de restringir liberdades, mas de impedir danos sobre a integridade física e mental das crianças no mundo digital: “Isto não tem que ver com o exercício da liberdade; tem que ver com crimes que precisam de ser combatidos com inteligência e determinação, através de uma cooperação mais ampla entre governos e instâncias legais a um nível global.”

Abusos e infrações legais sobre crianças são a preocupação premente, com o Sumo Pontífice a dirigir-se a empresas tecnológicas a actuar online e a pedir que invistam lucros na dignidade infantil ao utilizar os serviços prestados. A Igreja não ficou de fora: “Em anos recentes a Igreja reconheceu as suas próprias falhas em providenciar proteção às crianças. A Igreja sente-se hoje especialmente empenhada para trabalhar arduamente e com antecedência para proteger menores e a dignidade deles, não só nas fileiras da igreja, mas na sociedade como um todo e em todo o mundo.” 1.21

O Congresso conta com mais de 30 oradores, especialistas em diversas àreas ligadas ao tema, entre os quais o português Nuno da Silva Gonçalves, reitor da Universidade Gregoriana em Roma.

Recomendado