Turquia e Rússia apoiam a integridade territorial da Síria e do Iraque

  • há 7 anos
O presidente da Turquia classificou de “ilegítimo” o referendo de autodeterminação do Curdistão iraquiano que ocorreu na última segunda-feira.

Turkey’s Erdogan calls Iraqi Kurdish referendum illegitimate https://t.co/2UlUUHW7XY pic.twitter.com/oIBxsnp4Dg— Reuters Top News (@Reuters) September 28, 2017


Recep Tayyip Erdogan, que recebeu em Ancara Vladimir Putin, afirmou que Turquia e Rússia apoiam a integridade territorial do Iraque e da Síria.

O presidente turco lançou, ainda, um apelo à comunidade internacional.

“Após o referendo, durante este período sensível, é necessário impedir que o Governo regional iraquiano cometa maiores erros. É muito importante que a comunidade internacional adote uma postura que apoie a integridade territorial e a unidade política iraquiana”, afirma Erdogan.

#Breaking | Erdogan says Turkey, Russia agree on territorial integrity of Iraq and Syria pic.twitter.com/sFujfIUmJc— ANADOLU AGENCY (ENG) (@anadoluagency) September 28, 2017


Quanto à guerra civil na Síria, que dura desde 2011, Vladimir Putin está confiante de que o fim está próximo.

Putin diz que “foram criadas as condições para evitar o fratricídio na Síria, eliminando os terroristas e abrindo caminho para que as pessoas retornem a uma vida pacífica. Esta é a principal questão, importante não só para o povo sírio, mas para o mundo inteiro”.

O presidente russo referiu, ainda, estarem reunidas condições para a criação de zonas livres de combates, a serem implementadas no quadro de um acordo trilateral entre Turquia, Rússia e Irão.

Idblib será a primeira e está decidido que as tropas turcas e russas vão garantir a segurança.Na quarta-feira, a oposição síria denunciou que pelo menos 150 civis morreram, em Idlib, no seguimento de uma semana de intensos bombardeamentos da Força Aérea russa.

Recomendado