Comunidade Internacional saúda decisão saudita de deixar as mulheres conduzirem

  • há 7 anos
A comunidade internacional saudou a decisão histórica de permitir que as mulheres conduzam tomada pela Arábia Saudita. Este era o único país do mundo que tinha tal proibição. A medida só deve entrar em vigor em junho do próximo ano, porque o reino ultraconservador diz não ter as infraestruturas necessárias para que as mulheres possam aprender a guiar.

I welcome Saudi Arabia’s decision to lift the ban on women drivers. An important step in the right direction.— António Guterres (@antonioguterres) September 27, 2017


Esta medida era exigida há décadas por muitos cidadãos. Algumas mulheres foram presas e multadas por terem desafiado a proibição.

“Acho que a nossa nação não sobreviveria se continuasse a ter as mulheres, que representam metade da população, sem poderem conduzir. O nosso papel é cada vez mais importante na Árábia Saudita e as nossas necessidades vão aumentando”, sublinha a ativista saudita Madeha al-Ajroush.

A Arábia Saudita pretende com esta decisão melhorar a reputação internacional do país, o que, por sua vez, vai facilitar as intenções reformistas do futuro rei.

Recomendado