Tillerson insiste em rever acordo nuclear com Irão

  • há 7 anos
O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, está confiante nos esforços para renegociar o acordo com o Irão sobre a energia nuclear, isto apesar da recusa do governo de Teerão em tocar no acordo que foi alcançado, ainda durante a presidência de Barack Obama, entre o Irão e um conjunto de países, que permitiu ao país continuar as atividades de enriquecimento de urânio para fins alegadamente pacíficos.

Nas Nações Unidas, o presidente Hassan Rouhani tinha já rejeitado completamente as pretensões de Donald Trump de por o velho acordo na gaveta: “Acredito que o Irão está a considerar mais seriamente uma nova atitude, contrária ao comportamento anterior, que é o de considerar qualquer entendimento connosco inaceitável”, disse Tillerson.

Já a União Europeia tem uma atitude no extremo oposto à da administração Trump. Para a alta representante da política externa europeia, o Irão está a respeitar o acordo: “Não há necessidade de renegociar partes do acordo, porque o documento diz respeito a um programa nuclear e está a ser respeitado. Todos concordamos sobre o facto de que não está a haver violação e que todos os pontos estão a ser cumpridos”, disse a alta representante da política externa europeia, Federica Mogherini.

O acordo de 2015 prevê várias restrições ao programa nuclear iraniano, em troca de um levantamento das sanções.

Recomendado