Furacão Irma nas Antilhas com potência máxima

  • há 7 anos
Na aproximação às Antilhas, o furacão Irma atingiu a categoria 5 a máxima da escala de Saffir-Simpson. Uma categoria considerada exttremamente perigosa.

Espera-se que o fenómeno meteorológico atinja durante a noite as duas ilhas francesas de Saint-Martin et Saint-Barthélémy.

As ilhas estão em alerta máximo. Durante todo o dia desta terça-feira as populações tentaram barricar as casas e encontrar abrigos para proteção. Os residentes ou turistas junto à costa foram aconselhados a abrigar-se em ginásios ou igrejas.

O Irma desloca-se a 22 quilómetros por hora, com ventos que ultrapassam os 200 quilómetros e que poderão atingir sobre as Antilhas os 280 quilómetros por hora.

A sua força é bem maior do que a do Harvey, que atingiu o Texas e a Luisiana, deixando 42 vítimas mortais, milhares de desalojados e 180 mil milhões de dólares de prejuízos materiais

Na trajetória do furacão estão também as ilhas virgens britânicas, Porto Rico, a República Dominicana e as Bahamas, antes de chegar ao sul da Flórida, lá para final da semana.

Recomendado