Nadal perde hipótese de destronar Murray e título diante de Shapovalov

  • há 7 anos
Rafael Nadal perdeu mais do que um jogo esta quinta-feira à noite no Masters do Canadá. Diante do promissor canadiano Denis Shapovalov, de apenas 18 anos, o espanhol, de 31, falhou também o regresso já esta semana a número um do mundo e ainda o título de mais jovem tenista a chegar aos quartos-de-final de um Masters 1000 do ATP.

Nos oitavos de final desta também apelidada Taça Rogers, o número dois do mundo ainda venceu o primeiro set (6-3), mas perdeu o segundo (4-6) e, no decisivo, também acabou derrotado num “tie break” (6-7/4).

Denis, Denis, Denis!!! #CoupeRogers pic.twitter.com/1tRPKBHGrn— Coupe Rogers (@CoupeRogers) 11 de agosto de 2017

Two wins shy of reclaiming No. 1, RafaelNadal rues missed chances in his “worst loss” of 2017 to Shapovalov. More: https://t.co/R5FxHEoRVz pic.twitter.com/HrPCBb1tRU— ATP World Tour (ATPWorldTour) 11 de agosto de 2017

Nos “quartos”, Shapovalov, número 143 do “ranking” que entrou neste torneio por convite (“wild card”), vai agora enfrentar o francês Adrian Mannarino, número 42 do mundo.

Em prova continua Roger Federer. Acabado de celebrar 36 anos a oito de agosto e atual número três do ranking, o suíço enfrentou David Ferrer, de 35.

O espanhol começou mais forte que o recente campeão de Wimbledon e venceu o primeiro set (6-4). Federer empatou no segundo na mesma moeda (4-6) e, no decisivo, venceu por claros 6-2.

“I had a good start & a better finish. That’s important for me. I hope this match will give me strength and confidence for tomorrow “-R.F pic.twitter.com/24f7U5J77n— Coupe Rogers (@CoupeRogers) 10 de agosto de 2017
/p>

Na próxima ronda, o suíço enfrenta outro espanhol, o atual número 16 do ranking ATP, Roberto Bautista. Para a próxima semana, Federer deverá disputar com Nadal, no Masters de Cincinnati, a honra de destronar Andy Murray da liderança do “ranking” ATP.

Lesionado, o britânico já sabe que vai perder os pontos conquistados há um ano em Cincinnati e isso permitirá a Nadal ou Federer ultrapassa-lo no “ranking” ATP na atualização de 21 de agosto.

Como funciona o sistema de pontos do “rankling” ATP?
A pontuação no ATP tem a duração de 52 semanas consecutivas exceto para a final ATP no final da época com os melhores oito tenistas do mundo.

Os pontos conquistados por um tenista num determinado torneio são defendidos na edição seguinte do mesmo torneio. Quando começa a temporada os tenistas estão ordenados no “ranking” com os mesmos pontos com que fecharam a época anterior.

Se um tenista venceu um determinado Masters 1000 num ano, somando os respetivos 1000 pontos, no ano seguinte ele defende esses mesmos pontos. Se por acaso for derrotado nos quartos de final desse torneio, o tenista terá direito a 180 pontos, no entanto, dado que perde os mil ganhos na edição anterior, na pontuação do ranking esse tenista iria sofrer a subtração de 820 pontos (1000 – 180).

Recomendado