Marcelo estreita relações com aliado México

  • há 7 anos
A primeira visita de Estado de um Presidente de Portugal ao México desde há 18 anos representa um “impulso renovado” para as relações bilaterais. Palavras do Presidente do México, Enrique Peña Nieto, que aproveitou a deslocação do homólogo Marcelo Rebelo de Sousa ao país para reforçar a importância de Portugal no quadro das negociações para atualizar o acordo de comércio livre com a União Europeia (UE).

“Falei com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa da importância do México contar com o valioso apoio de Portugal no processo de negociação de acordo global que o México está a trabalhar com a União Europeia”, disse Peña Nieto, durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo português.

#COMUNICADO El Presidente EPN recibió en #PalacioNacional al Mandatario Portugués, Marcelo Rebelo de Sousa https://t.co/ToEQvDCz79 pic.twitter.com/gloAwKPGv1— Eduardo Sánchez H. (ESanchezHdz) July 17, 2017

De acordo com estatísticas, nos primeiros cinco meses do ano as exportações portuguesas para o México aumentaram mais de 45%. Números que podem beneficiar do diálogo sobre o comércio livre entre a UE e o país.

O presidente português deixou a garantia de apoio aos aliados mexicanos. “Portugal é um apoio constante e firme relativamente à questão mexicana desejando que essa atualização possa encontrar-se concluída até ao final do ano”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Portugal y México comparten una larga y fructífera historia de 153 años de
amistad, diálogo y cooperación”, EPN. pic.twitter.com/9rhNuQuE7l— Presidencia México (PresidenciaMX) July 17, 2017

O chefe de Estado português iniciou, esta segunda-feira, uma visita de três dias ao México. Além das questões comerciais, o Presidente reforçou a sintonia em matérias como salvaguardar os direitos humanos, o desenvolvimento económico e justiça social, a rejeição do protecionismo injustificado e as barreiras humanas e económicas.

A acompanhar o Presidente da República neste périplo estão representantes de mais de 40 empresas com interesses em áreas como a maquinaria industrial, informática, banca, climatização ou arquitetura.

Recomendado