Peruanos querem manter Alberto Fujimori na prisão

  • há 7 anos
Milhares de pessoas saíram esta noite às ruas de Lima, no Peru, para se manifestarem contra a eventualidade de Alberto Fujimori (1990-2000) ser indultado pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski.

O antigo presidente foi condenado a 25 anos de cárcere por crimes contra a humanidade. Os protestos começaram depois de Fujimori, de 78 anos, ter sido transferido da prisão para uma clínica devido a problemas de saúde.

Peruvians march vs possible #pardon for Fujimori: ... https://t.co/rmuOV1Zvpl #breakingnews #world #albertofujimori— Aksyon TV (@AksyonTV) July 8, 2017

Kuczynski, afirmou, na sexta-feira, que os médicos vão avaliar o estado de saúde de Fujimori para determinar se lhe deve ser concedido um “perdão médico”, mas garantiu que não se trata de um indulto.

O Presidente acrescentou que antes do final do ano poderá haver uma definição do caso com base em opiniões profissionais, ressalvando que, se não houver condições para a libertação, “será seguida a recomendação médica”.

Em junho de 2013, o presidente peruano, Ollanta Humala, negou a Fujimori o pedido de indulto depois de uma junta médica ter concluído que o antigo chefe de Estado não sofre de doença terminal, séria degenerativa e incurável nem de uma grave desordem mental.

Human Rights Watch pide a PPK no indultar a Alberto Fujimori https://t.co/4IEiezOQV4— SnapGores (@SnapGoreS) July 7, 2017

Recomendado