Administração Trump aperta o cerco a imigrantes ilegais

  • há 7 anos
Com o decreto anti-imigração de Donald Trump suspenso as atenções viram-se para outra das prioridades do presidente dos Estados Unidos: a expulsão de imigrantes ilegais. John Kelly, responsável pela segurança interna da administração Trump esteve no Arizona, na fronteira com o México para perceber como está a decorrer o controlo de entradas e saídas. Kelly deixou garantias de que as autoridades federais vão dar apoio a cada Estado para o cumprimento das novas diretivas, até à construção do polémico muro entre os dois dois países.

E os processos de deportação já estão a ser acelerados. Guadalupe García de Rayos, de 35 anos é uma das mais recentes afetadas pelo apertar do cerco a quem não tem os papéis em dia: a mexicana foi para os Estados Unidos quando tinha 14 anos, cresceu, casou e teve dois filhos, que são cidadãos norte-americanos.

Para encontrar trabalho arranjou documentos falsos mas foi apanhada pelas autoridades. Por causa disso mesmo, estava obrigada a, periodicamente, apresentar-se no Departamento Federal de Imigração e Alfândegas em Phoenix. Mas este ano, a foi detida e começou o processo de deportação. Os advogados garantem que estão a fazer tudo o que é possível para não ter de afastar esta mãe dos filhos…mas pouco ou nada há a fazer.

E como Guadalupe há milhares de mexicanos. Guadalupe García de Rayos garante que agora se vai manter do lado de lá da fronteira…até poder voltar para junto da família.

Recomendado