Turquia recebeu menos turistas em 2016

  • há 7 anos
A convulsão política e os atentados terroristas dos últimos meses tiveram um impacto considerável na economia turca, em particular no setor do turismo. O número de visitantes estrangeiros já registava um recuo de 21,3 por cento em novembro de 2016, em valor anualizado. O setor do turismo representa 4,5 por cento do PIB da Turquia.

Mas em Istambul, na esplanada que acolhe a antiga igreja de Santa Sofia e a Mesquita Azul, os visitantes estrangeiros não alteraram os planos apesar do último atentado.

“É importante que continuemos a viver as nossas vidas como sempre fizemos e de acordo com o que planeámos. É a única resposta lógica que podemos dar ao terrorismo, e assim podermos combatê-lo nas nossas vidas quotidianas” – afirma uma das turistas que passeava pelo bairro histórico, enquanto outra manifesta a sua apreensão e tristeza – “Tenho de admitir que me sinto um pouco nervosa. O que aconteceu foi horrível, as pessoas vieram aqui para festejar o Ano Novo e de repente um indivíduo começa a disparar, não é um sentimento agradável e eu sinto-me muito triste pelas vítimas e pelas suas famílias.”

Recomendado