Evacuação do leste de Alepo vai recomeçar

  • há 8 anos
As autoridades sírias confirmam que vão ser retomadas as operações de retirada de pessoas das áreas rebeldes do leste de Alepo.

Um rebelde sírio, al-Farouk Abu Bakr, adiantava, esta manhã, a um canal de informação local, que se tinha chegado a novo acordo depois do anterior ter sido interrompido devido às exigências das forças pró-governo de que duas aldeias sitiadas por rebeldes também fossem evacuadas.

Abu Bakr explicava que o acordo anterior foi violado, na sexta-feira, por milícias pró-governo que detiveram “centenas” de pessoas que tentavam partir, o que provocou algumas mortes. Situação negada pelas autoridades sírias.

O novo acordo incluiu, afirmava a mesma fonte, a evacuação das duas aldeias xiitas sitiadas por insurgentes, a evacuação de feridos de duas cidades sitiadas por forças pró-governo, perto da fronteira libanesa e do leste de Alepo.

A retirada de civis e combatentes rebeldes ainda permitiu que 8000 abandonassem a região dizia, na sexta-feira, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.